INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Como o uso do álcool prejudica o cérebro

Um estudo publicado na Nature na última sexta-feira, (04), aponta que uma dose diária de álcool é suficiente para redução do volume do cérebro. 

Para a realização da pesquisa, que contou com o público alvo de adultos de meia idade e idosos com ascendência européia, foram analisadas quase 37 mil imagens cerebrais. A pessoas relataram o consumo diário que variou de baixo, com uma ou duas doses, a alto, com doses superior a quatro. A análise das imagens, mostrou uma negatividade ao volume do cérebro.

A pesquisa estipulou em seu estudo que, duas unidades de álcool equivaliam a uma lata de cerveja ou uma taça de vinho,  e que uma unidade de álcool, equivalia a uma dose única de destilados.

Quanto maior o consumo de álcoool, piores são as consequências, é o que afirma Remi Daviet, primeiro autor do estudo e professor assistente de marketing na Wisconsin School of Business da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA). 


Bebidas alcoólicas. Reprodução/Divulgação: Ufrgs.br


Um exemplo é que com duas unidades diárias de álcool, o cérebro já apresenta alterações na macro e microestrutura. Com três unidades diárias, já apresenta redução na massa branca e cinzenta. Isso causa um envelhecimento aparente no cérebro equivalente a três ou cinco anos. Com 4 unidades diárias de álcool ou mais, o cérebro já aparenta um envelhecimento de dez anos. 

Vale lembrar que o estudo foi limitado a uma determinada faixa etária, numa única região e que o consumo relatado pelas pessoas é referente apenas ao ano anterior ao da pesquisa. Não foram analisadas também, pessoas com diagnóstico de abuso de álcool. 

Com a interrupção do consumo em pessoas com o distúrbio, estudos realizados anteriormente, mostraram que o cérebro pode se recuperar, mas não de forma completa. Isso pode variar de acordo com a idade e o gênero da pessoa. Um diagnóstico anterior alteraria os resultados. Isso mostra que mais pesquisas são necessárias.

 

Foto destaque: Vinho. Reprodução/Divulgação: eurodicas.com.br

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...