INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Confira alimentos que podem auxiliar na recuperação da gripe

Com a chegada do inverno, é comum que cheguem também os espirros, as tosses secas, a coriza, a gripe e os resfriados. Uma antiga conhecida, principalmente das pessoas com sistema imunológico mais enfraquecido, a garganta inflamada, também é extremamente comum no inverno.

A primeira recomendação é sempre visitar um médico para realizar os exames de rotina, afinal, gripes têm diversos sintomas e variações que podem piorar sem a devida atenção médica. A segunda recomendação dos especialistas é iniciar o tratamento com remédios antivirais e antigripais, e manter a caderneta de vacinação sempre atualizada.

Outra grande aliada dos pacientes de gripes e resfriados é a alimentação, embora muitas vezes, o mal estar e o enjoo possam fazer com que a fome e a disposição para se alimentar desapareçam. Mas, uma alimentação balanceada e saudável tem incríveis poderes de auxiliar o corpo no combate dos vírus invasores que causam as doenças.


A gripe é extremamente comum durante as épocas mais frias do ano. (Reprodução/Pexels)


O exemplo mais conhecido provavelmente é a laranja, fonte de vitamina C e antioxidantes. Outras frutas cítricas, como o limão e a tangerina, também são ótimas opções para auxiliar a fortalecer o sistema imunológico. Outros alimentos ricos em nutrientes também são recomendados.

As sopas também são velhas conhecidas. Canjas, por exemplo, são ótimas fontes de sódio e potássio, e também auxiliam na redução da inflamação que causa os sintomas gripais. Além disso, a temperatura das canjas podem aliviar a congestão nasal.

O mel é um potente alimento muito usado na produção de xaropes antitussígenos e sprays para a garganta, melhora a função respiratória e possui fontes antioxidantes e antimicrobianas. A castanha-do-pará também é uma ótima opção para fortalecer a imunidade, pois contém altas doses de selênio. Para quem prefere um chá, uma opção é o chá de gengibre, capaz de aliviar a tosse, e fonte de gingerol, um anti-inflamatório que auxilia a combater infecções. 

E, claro, ao longo do dia e em combinação com esses alimentos, é muito importante manter a hidratação, principalmente durante um resfriado ou gripe. Beber água, embora seja uma recomendação simples, é extremamente importante para auxiliar o corpo a eliminar toxinas.

 

Foto destaque: a alimentação saudável é uma poderosa aliada no combate à gripe e resfriados. Reprodução/Pexels.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...