INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Confira essas dicas que vão ajudar no combate à insônia

A hora de dormir deveria ser um momento de descanso e repouso, deveria! Ao invés da mente relaxar, parece que ela acelera ainda mais devido a preocupações, devido também a fatos que ainda nem aconteceram, ou por conta de lembranças aleatórias. Fato é que sem uma ótima noite de sono, a pessoa tende a acordar de mau-humor, o dia dela pode ser improdutivo, e uma noite mal dormida e a insônia podem ser prejudicial para a saúde. 

A insônia não prejudica apenas no dia a dia ou no humor, o sistema imunológico diminui consideravelmente, as dores de cabeça e enxaquecas tendem a ser mais frequentes, reduz o desejo sexual, contribui para o aumento de peso. A insônia aumenta o risco de doenças como cardíacas, diabete, derrame, depressão e até mesmo tumor. Para vencer a insônia, basta seguir algumas recomendações.


Uma dica: comece deixando o celular de lado. (Foto: reprodução/freepik)


O primeiro passo é associar a cama como um lugar de descanso. O ponto fundamental é colocar em mente que a cama foi feita para dormir e não para analisar pensamentos do cotidiano. Se cada vez que o individuo achar que a hora de dormir foi feita para analisar situações do cotidiano, ele irá dormir cada vez menos. 

Segundo passo é pensar em coisas que tragam afetos ou procurar pensar em situações positivas. Procure pensar em coisas positivas que aconteceram durante o dia ou ao longo da semana, ainda mais se estiver passando por situações negativas, essa técnica de substituir pensamentos negativos pelos positivos é chamado de reestruturação cognitiva. Porém, deve se tomar cuidado, pois o excesso de pensamentos também prejudica. 

Terceiro passo é não ficar criando narrativas em situações que ainda não aconteceram. Pense que as coisas acontecem quando tiverem para acontecer, seja algo positivo ou negativo. Então “sofrer” por antecipação só ajuda no desenvolvimento da insônia e até no desenvolvimento da ansiedade.

O quarto passo corrobora com o terceiro, deixe para pensar nas tarefas quando acordar no dia seguinte. Anote seus deveres numa agenda, faça uma coisa por vez. 

Por fim, caso nenhuma dessas dicas funcionar, procure um especialista e faça uma terapia, hoje em dia existem terapias especificas para lidar com a insônia.

 

Foto Destaque: confira essas cinco dicas que irão ajudar a dormir melhor. Reprodução/Freepik

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...