A amora é a fruta vermelha que mais traz benefícios para a saúde e suas vantagens não estão apenas no fruto, mas nas folhas também. No Brasil, pode-se encontrar três variedades da fruta, a amora-vermelha, amora-preta e a amora-branca, e todas elas são ricas em vitaminas e minerais, como magnésio, potássio e fósforo.
Além disso, a fruta possui um alto poder antioxidante e baixo valor calórico, tornando- se a preferida dos atletas e das pessoas que necessitam amplificar a performance do corpo na academia.
“Ela atua evitando a formação de radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular, além de ser excelente para a saúde cardiovascular por conta da presença de fitoquímicos, como as antocianinas e carotenóides”, declarou Danielle Bayma, nutricionista membro da Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF), de acordo o site Terra.
A fruta é recomendada por médicos no tratamento e prevenção de doenças como diabetes, infarto, aterosclerose e pressão alta.
A folha da amora também contém ótimas quantidades de taninos, quercetina e ácido elágico, compostos bioativos com ação antioxidante e antimicrobiana, sendo recomendadas para auxiliar no tratamento de gengivite, dor de garganta e aftas.
Plantação de amoras pretas e vermelhas. (Foto: Reprodução/Odair Plantas)
A amora, que também é conhecida como amora miúra ou amora-preta, geralmente é encontrada em feiras, supermercados e lojas de produtos naturais, podendo ser consumida ao natural ou adicionada no preparo de mousses, geléias e sucos. Já as folhas, raízes e cascas de amoreira são encontradas em lojas de produtos naturais e feiras, e podem ser usadas no preparo de chás.
A amora, especialmente as folhas da fruta, contém compostos bioativos com propriedades adstringentes, que ajudam a preservar a água do organismo durante as crises de diarreia, auxiliando no equilíbrio de nutrientes, como potássio e sódio, e no tratamento da diarreia.
Para se obter todos os benefícios com o consumo da amora, é importante também praticar atividades físicas regularmente e manter uma dieta balanceada e variada.
Foto Destaque: Frutas vermelhas. Reprodução/Globo Rural.