INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Conheça os benefícios de lavar verduras, legumes e frutas

Existe um debate e diferença de costumes entre várias famílias sobre lavar os alimentos antes de consumi-los. Algumas pessoas sempre lavam os alimentos e outras os consomem diretamente. Contudo, existe uma  maneira correta. 

É imprescindível que os alimentos sejam lavados antes do consumo para evitar a contaminação bacteriana e a presença residual de pesticidas. Com o passar dos anos uma conscientização maior em relação aos germes deixou a população mais cuidadosa com a limpeza dos alimentos frescos. Ademais, agora há vários produtos de higienização no mercado para ajudar essa ação. 

“A coisa certa a fazer é lavar suas frutas, legumes e verduras porque pode haver muitos patógenos nocivos e perigosos, bactérias que podem ser prejudiciais”, declarou o cientista de alimentos Stuart Farrimond ao programa de rádio Mornings, da BBC.


Mulher lavando maçãs (Foto: Reprodução/Baby Center)


Segundo dados apresentados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a intoxicação alimentar é um problema mundial sério e crescente. Estima-se que 582 milhões de pessoas adoecem, e destas, 351 mil morrem por ingestão de alimentos contaminados.

A nutricionista Daniela Lasman ressalta como deve ser o preparo e armazenamento desses alimentos até consumi-los: 

“Não basta utilizar somente água corrente. A água apenas retira a sujeira superficial. A primeira dica: se o preparo do alimento for realizado antes do consumo, o ideal é colocar o item escolhido em um saquinho plástico aberto dentro da geladeira por uma hora. Desta maneira, a temperatura do alimento diminui e não há a absorção de micro-organismos no momento da higienização. Se a compra for feita no dia anterior, a sugestão é guardar o alimento na geladeira e só higienizar na hora do preparo”.

Não se deve lavar com sabão, isso pode adicionar mais substâncias químicas ao alimento. O Ministério da Saúde recomenda que caso o alimento seja consumido cru, deve ser mergulhado numa bacia que tenha uma mistura de água e hipoclorito de sódio por cerca de 15 minutos. Em seguida, basta lavar em água corrente e secar antes de comer ou de guardar na despensa ou na geladeira, dependendo do alimento.


Pessoa consumindo uma salada (Foto: Reprodução/Governo Federal)


Para cada litro d’água deve ser acrescentado uma colher de sopa de hipoclorito, dizem os especialistas. Esse produto pode ser encontrado à venda em feiras livres, supermercados, farmácias e hortifrutis. Ele também está disponível gratuitamente em alguns postos de saúde.

Entretanto, ao utilizar hipoclorito, é necessário evitar o contato direto com a substância, devido sua ação corrosiva, que pode causar queimaduras na pele e nos olhos, quando está em grandes concentrações. Para realizar o manuseio é aconselhado a utilização de luvas.

 

Foto Destaque: Reprodução/Blog Mundo Verde

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 20 =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...