A gravidez é um momento de modificações no corpo da mulher, um evento importante responsável pela formação de um novo indivíduo. Considerado um período muito especial para as mulheres, algumas delas são muito agradecidas após muitas tentativas, outras sortudas por terem conseguido seus pequenos milagres ainda no primeiro ciclo de tentativas, mas todas enfrentam esse período transformador com todas suas alegrias e dificuldades. Existem muitos mitos que fazem parte do universo da maternidade: um deles é se a grávida pode fazer exercícios.
Para fortalecimento muscular e redução de dores recomenda-se atividades leves. (Foto: Reprodução/Getty Images)
Atividades físicas de leve e baixo impacto é recomendado. A médica ginecologista Simone Vaccaro, em uma entrevista ao portal Terra informa que tudo está relacionado a individualidade e ao bom senso. Ou seja, exercícios com muito peso, exercícios com impacto exagerado e até mesmo corridas precisam ter atenção. Segundo ela, na gestação, o assoalho pélvico está com um peso maior que o volume uterino. Essa altura uterina quanto maior ela for maior será o peso sobre essa pelve. Partindo dessa informação, se a grávida faz algum exercício de impacto como, por exemplo, o agachamento, o excesso de peso é somado ao peso do bebê. Esse peso extra pode acarretar vários danos, entre eles, o deslocamento da placenta.
No caso de pacientes sedentárias, é necessário um treinamento cardiorrespiratório. Ou seja, pacientes mais taquicárdicas vão estar com um fluxo sanguíneo maior e o ideal é que a frequência não fique constantemente acima de 120 batimentos por minuto. Segundo a especialista, entre os exercícios aeróbicos, os mais indicados durante a gravidez são: caminhadas, bicicleta ergométrica e natação. Para fortalecimento muscular e redução de dores, recomenda-se pilates, yoga e hidroginástica.
Confira alguns cuidados para deixar a prática mais segura e agradável:
- Faça o acompanhamento pré-natal;
- Evite exercícios em ambientes quentes;
- Quando ao ar livre, prefira os horários de temperatura mais amena (antes das 10h ou depois das 16h);
- Nos esportes aquáticos, mantenha a temperatura da água em até 34 °C;
- Faça uma refeição leve de 30 a 60 minutos antes da prática;
- Beba líquidos antes e depois para garantir a boa hidratação;
De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, é recomendável que gestantes façam pelo menos 150 minutos de atividades físicas moderadas por semana. Contudo, é necessário antes de tudo ter a liberação médica para se exercitar. Além disso, eles beneficiam a saúde da gestante, reduzindo risco de doenças como diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, hipertensão arterial gestacional, ganho de peso excessivo e depressão pós-parto.
Foto destaque: Atividades físicas de leve e baixo impacto é recomendado para gestantes. Reprodução/Instagram