Informações fornecidas pelo Euromonitor Internacional revelam o aumento no consumo de cervejas sem álcool e com baixo teor alcoólico no mundo. O Euromonitor é uma empresa de pesquisa de mercados que realiza análises e projeções em todos os setores, empresas, mercados e consumidores de todo o mundo.
No Brasil, as projeções mostram que, em 2023, as vendas desses dois tipos de cerveja devem ultrapassar 480 milhões de litros. Caso isso se concretize, representará um aumento de 24% em relação à 2022.
Melhorias na produção
Um dos fatores que podem sugerir esse aumento da procura por cervejas de baixo ou nenhum teor alcoólico está em mudanças de sua produção. O portal G1 conversou com dois representantes da área que comentaram a respeito: Márcio Maciel, presidente executivo do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), revelou que o processo de fabricação dessas cervejas é o mesmo das que possuem o teor normal de álcool.
O que muda, nesse caso é um processo feito na etapa final dos produtos com baixo teor para eliminar ou reduzir o álcool no líquido. Esse processo semelhante visa manter o sabor de uma cerveja comum.
Cerveja sem álcool sendo consumida por jovens (Foto: reprodução: Pexels/ELEVATE)
Alternativa de moderação
Outro entrevistado pelo portal foi Gustavo Castro, diretor de inovação da Ambev. Além de comentar sobre a nova forma de produzir, ele ressaltou que o crescente interesse pode estar relacionado a um consumo moderado de álcool.
Segundo Castro, tem ocorrido uma mudança no comportamento dos consumidores. Uma parte crescente deles busca opções menos alcoólicas e mais saudáveis. O fato da nova tecnologia implantada manter o sabor enquanto diminui o teor, é um atrativo a esses consumidores.:
“A gente vem percebendo uma tendência crescendo de opções de uma vida mais equilibrada. Não é sobre restrição, mas como fazer de uma forma mais equilibrada possível”, comentou Castro em entrevista.
No mundo, o consumo dessas cervejas está em torno de 3% de todas as vendas, compreendendo 6,5 bilhões de litros produzidos no ano de 2022. A previsão é que o consumo continue crescendo em todo o mundo, assim como no Brasil.
Foto Destaque: cerveja sem álcool pronta para o consumo. Reprodução/Agência Brasil.