COVID-19: China aprova primeira vacina nasal contra o vírus

Julia Cabrero Por Julia Cabrero
2 min de leitura

A COVID-19 afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras desde sua primeira aparição. A maioria das pessoas infectadas apresentaram sintomas leves a moderados da doença e não precisaram ser hospitalizadas por conta da distribuição de vacinas ao redor do mundo. 

Contudo, foi aprovado pela primeira vez por autoridades chinesas a primeira vacina nasal contra a COVID-19 no mundo. Um novo imunizante Convidecia foi desenvolvido pela farmacêutica CanSino Biologics e será usado como a dose de reforço na China.

Essa vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e será utilizada no nariz através de um spray de aerossol. Diversos cientistas de vários países do mundo, como Cuba, Canadá e Estados Unidos, trabalham ativamente em vacinas que podem ser administradas pelo nariz, a principal via de entrada do coronavírus.


Representação ilustrativa de vacina nasal (Foto: Reprodução/Pixabay) 


De acordo com outros especialistas, a vacina aplicada no nariz pode ajudar a acabar com a pandemia de COVID-19 de uma vez por todas. Segundo a premissa de que o vírus entra pelas vias respiratórias, e, num primeiro momento, fica por ali mesmo, essa vacina seria responsável por exterminar qualquer resquício nesse local. Dessa forma, acabando com o vírus.

“Se você fizer uma vacina de spray nasal, você vai induzir uma resposta imune local no nariz. Você elimina o vírus na entrada. Porque as pessoas, mesmo vacinadas atualmente, podem ainda infectar o nariz e distribuir o vírus para várias outras pessoas”, afirmou Jorge Kalil, diretor do laboratório de Imunologia do Incor. 

Enquanto esse método está em fase inicial, é importante se proteger com a vacinação oficial. Em âmbito global, já foram aplicadas 12,6 bilhões de doses. Além disso, 4,92 bilhões de pessoas estão com o esquema vacinal completo. Para continuar se protegendo contra o vírus é preciso ter a vacinação em dia e sempre cuidar da saúde.

 

Foto Destaque: Vacina de spray nasal é aprovada na China. Reprodução/Getty Images/iStockphoto.

Deixe um comentário

Deixe um comentário