Covid-19: Saiba a diferença entre os tipos de testes

Bruno Gama Por Bruno Gama
3 min de leitura

Para controlar a pandemia de coronavírus, uma das estratégias essenciais tem sido a testagem para detectar a Covid-19, com isso, é possível monitorar o cenário da doença no país e acompanhar a transmissão do vírus. Até o momento, existem três tipos de testes: o RT-PCR, o teste rápido de antígeno (TR-Ag) e o autoteste de antígeno (AT-Ag).

Vale salientar que em caso de resultado positivo, o indíviduo deve procurar ajuda médica para uma avaliação completa. O caso será notificado ao sistema e-SUS, do Ministério da Saúde.

Com os diferentes tipos de testes disponíveis, é comum gerar dúvidas em quem irá fazê-lo, porém, uma coisa é certa: não há falso positivo em nenhum dos procedimentos. Tanto o teste de antígeno, quanto o RT-PCR, são eficazes.

 

PARTICULARIDADES DOS TESTES

RT-PCR: é o diagnóstico laboratorial, feito por biologia molelucar, detectando o material genético (RNA) do vírus em amostras de secreção respiratória. O profissional de saúde faz a coleta e o resultado é liberado em até 72 horas. Sua precisão se dá pela detecção do material genético da Covid, em qualquer fase da doença.

Teste rápido de antígeno (TR-Ag): encontrado em laboratórios, farmácias e postos de saúde, utiliza um swab nasal ou nasofaringe para coletar a amostra. Como pode não precisa necessariamente ser feito em laboratório, o resultado sai em cerca de 20 minutos. Ele é capaz de detectar proteínas produzidas na fase multiplicação do vírus, ou seja, quando a doença está ativa e contaminante.

Autoteste de antígeno (AT-Ag): aprovado no início do ano pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o autoteste também pode ser adquirido em farmácias e drogarias. A amostra pode ser colhida via nasal ou oral (saliva). O resultado leva de 10 a 20 minutos para ser concluído.


O TR-Ag e o AT-Ag podem ser feitos da mesma maneira (Foto: Reprodução/hilab)


EFICÁCIA DE CADA TESTE

RT-PCR: apresentam alta sensibilidade, aproximadamente 86%, e alta especificidade, mais de 95%.

Teste rápido de antígeno (TR-Ag): sua sensiblidade fica entre 90,30% e 96,75% e sua especificidade é de 98,80% a 100%.

Autoteste de antígeno (AT-Ag): como não é feito por um especialista, as chances de algum equivoco na execucão são grandes, servindo como triagem e complemento dos outros testes.

 

Foto Destaque: Isabella Carrari/Prefeitura de Santos

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile