Cresce o número de hemodiálises após a pandemia da Covid-19

Yan Guedes Por Yan Guedes
3 min de leitura

A Covid-19 é conhecida pelas complicações que pode causar no sistema respiratório, mas os rins também podem ser afetados pela doença. Em casos mais graves, os pacientes podem necessitar de hemodiálise ou diálise para recuperar a função dos rins. Até mesmo por isso, triplicou o número de hemodiálises após a pandemia da Covid-19.

A hemodiálise atua na remoção do excesso de líquido do paciente, removendo impurezas e toxinas acumuladas no sangue que o rim não é capaz de realizar por conta da doença. Ou seja, trata-se de um procedimento que substitui a função do rim e ele é responsável pela sobrevivência de mais de 140 mil brasileiros.

“Durante a pandemia vivenciamos o momento mais crítico da Nefrologia no atendimento dos pacientes internados no hospital. A demanda de pessoas necessitando de terapia renal substitutiva triplicou em relação do número pré-pandemia”, disse Bruno Vieira, médico nefrologista na Beneficência Portuguesa de Santos.

“Para se conseguir realizar a hemodiálise é necessário que tenhamos água e materiais de qualidade, principalmente o capilar que é onde as impurezas e toxinas são removidas”, complementa o médico.


Os rins também podem ser afetados pela Covid-19 (Foto: Reprodução/nefroclinicagoiania)


Mesmo após a recuperação do vírus, alguns pacientes permaneceram com disfunção renal e isso também contribuiu com o aumento da busca pela especialidade e a necessidade do tratamento. Por isso, mesmo durante a pandemia, a orientação para os pacientes com doenças renais é continuar com os procedimentos como diálise e hemodiálise.

A recuperação dos rins geralmente é mais lenta, em comparação a recuperação dos sintomas respiratórios, por exemplo.  Pacientes com histórico de doenças renais, principalmente os idosos, podem necessitar do tratamento de substituição dos rins por um tempo um pouco maior.  Ainda não se sabe exatamente por que os rins são afetados, mas os especialistsa acreditam que o resultado seja por diversos fatores. Um deles pode ser uma resposta do sistema imune na tentativa de combater o vírus, causando uma nefrite, que é uma inflamação do rim.

 

Foto destaque: Triplicou os casos de pacientes necessitando de hemodiálise. Reprodução/G1

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile