INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Crise hipertensiva leva à internação de Sidney Magal

Aos 72 anos, o cantor Sidney Magal se encontra internado em estado estável desde sexta-feira (26), logo após passar mal em um show devido a uma crise de pressão hipertensiva.

Em vídeo divulgado, Sidney Magal afirma que o ocorrido não foi grave, se tratou de um pico de pressão juntamente de um “pequeno sangramento espontâneo agudo no cérebro”. Ele ainda está no hospital em observação, por recomendação médica.

O pico de hipertensão sofrido pelo cantor é um alerta. A crise acontece quando há um acréscimo súbito e grave da pressão arterial, levando a problemas de saúde, como, por exemplo, derrames, ataques cardíacos entre outros problemas mais graves.


(Foto: Pressão alta. Reprodução/ Drauzio Varella OUL).


O que é pressão arterial e quando ela vira um problema?

A pressão arterial é a pressão realizada pelo sangue nos vasos sanguíneos com a força que vem dos batimentos cardíacos. Se houver muito sangue sendo bombeado do coração a cada minuto, o valor será maior.

A pressão arterial não é fixa e varia de acordo do estado de cada pessoa, como nervosa, em atividade, repouso entre outros. O valor normal é quando o máximo chega até 120mmHg, e o mínimo a 80 mmHg. É o conhecido 12/8.

Como não há sintomas na maior parte das vezes, por medida médica, a hipertensão é considerada a partir de 14/9 ou acima.

O pico da hipertensão

A alta da pressão arterial pode gerar danos aos vasos sanguíneos e aos órgãos, como coração, cérbero, olhos e rins, de acordo com o Mayo Clinic, que é uma entidade estadunidense em pesquisas médicas. Em uma crise, o coração não consegue bombear sangue de forma efetiva.

A crises hipertensivas de urgência e emergência são quando a pressão arterial está em 180/120 mmHg ou mais. No caso da urgência, não há danos aos órgãos, mas já na emergência, os danos aos órgãos são perceptíveis.

Causas da crise

A Cleveland Clinic listou alguns perfis de pacientes que estão mais propícios a ter o pico de pressão alta, como homens mais velhos e negros, esquecimento de tomar a medicação para pressão alta ou não decidem não tomar, obesos e pessoas com condições cardíacas e algumas combinações medicamentosas que podem causar o problema.

Doenças associadas à hipertensão

De acordo com o serviço de saúde britânico NHS, a hipertensão pode causar aumento de condições graves e pode ser fatal, como doenças e ataques cardíacos, infartos, insuficiências cardíacas, aneurismas, doenças renais e risco de desenvolvimento de demência vascular.

Formas de prevenção

Como forma de prevenção, um dos cuidados é reduzir o sódio na alimentação, substância que colabora para o aumento da pressão arterial. Como recomendação do Ministério da Saúde, o consumo correto é de, no máximo, 5 gramas de sal por dia, que equivale a uma colher de chá. Entretanto, os brasileiros costumam ingerir de 10 a 14 gramas de sal por dia.

O álcool também pode colaborar na pressão arterial, por isso, deve ser consumido de forma moderada.

Além disso, a atividade física regularmente é essencial. O ideal é quatro vezes na semana, durante uma hora.

Foto Destaque: Sidney Magal. Reprodução/ Veja.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − dezessete =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...