INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Cromoterapia: Saiba como as cores influenciam no bem-estar

A cromoterapia ainda é um termo desconhecido para algumas pessoas, no entanto, muitas não sabem, que a prática do estudo no dia a dia tem o poder de influenciar diretamente a saúde. Sendo capaz de aumentar a disposição, mudar o humor, trazer equilíbrio ao sono e até mesmo ajudar em algumas doenças do sistema nervoso.

A prática utiliza a luz das cores que influenciam no tratamento de doenças e no estado emocional, além disso, ela pode se unir à decoração de sua casa: cada cor tem um significado e uma função que também contribui para aumentar sua criatividade ao pensar como organizar o seu ambiente, seja nas cores das paredes, em objetos de decoração, móveis e cômodos específicos.

De acordo com Cristina Cardoso, arquiteta dos apartamentos decorados da Yticon e construtora do Grupo A.Yoshii, as cores estão interligadas ao cérebro humano: “Em geral, eles nos deixam em estado de alerta e ativos. Já os tons mais frios, claros e neutros nos transmitem calma, relaxamento e contemplação”, afirmou. 


Amostra de cores pantone. (Foto: Reprodução/Unsplash)


Cada vez mais, os profissionais de arquitetura estão sendo procurados para aplicar cores e tons que atuam e ajudam no bem-estar físico e emocional. “No entanto, esses códigos não são únicos e imutáveis. São sempre associados a outros elementos, como texturas, diferentes materiais, luz, enfim, toda a comunicação visual”, diz a arquiteta.

Segundo Cristina, quando o indivíduo idealiza e pensa um espaço todo branco, o inconsciente rapidamente visualiza referências de – lugares limpos, porém frios e sem vida – “Já, ao adicionarmos texturas, iluminação, aromas, sons, entre outros elementos, estimulamos as sensações de acolhimento, conforto e sofisticação. Por isso ressalto o quão é necessário um estudo mais profundo em relação à psicologia das cores e aos efeitos de cada uma nos ambientes” explica a profissional.

Conheça a influência das cores no bem-estar: 

  1. Vermelho 

Decoração vermelha. (Foto: Reprodução/Pinterest/CasaVogue)


Vermelho transmite – força, ação e vitalidade – dessa forma ela estimula a autoafirmação, por ser uma cor quente sua propriedade é capaz de ativar todos os sentidos: audição, tato, visão, olfato e paladar. A cor é indicada para o tratamento de anemia e apatia além de estimular o sistema nervoso central, ajudando a reduzir fadiga, o cansaço, desânimo, aumentar a motivação e disposição. 

  1. Alaranjada 

Decoração alaranjada na parede e quadros. (Foto: Reprodução/Pinterest/CasaVogue)


A cor alaranjada ou laranja gera – prazer, vontade e expressão – ajuda a tornar o ambiente saudável facilitando o relacionamento e o diálogo entre as pessoas. Traz criatividade e emoção felizes, sendo, capaz de ajudar na depressão e na tristeza; outro benefício é o alívio de câimbras e espasmos musculares. A cor fortalece os ossos e estimula as glândulas mamárias aumentando a produção de leite no pós-parto. 

  1. Amarelo

Decoração amarela. (Foto: Reprodução/Pinterest/CasaVogue)


O amarelo traz — criatividade, alegria e espontaneidade — transmite clareza mental, uma das principais para acionar a criatividade, dessa forma deve ser utilizada sempre que sentir necessidade de criatividade e concentração. A cor estimula o individuo na paciência, ativa a regeneração dos tecidos aerando e aumentando os processos de cicatrização, recomendada para tratamentos de doenças de pele.

  1. Verde

Quarto verde. (Foto: Reprodução/Pinterest/CasaVogue)


É responsável por — equilíbrio, cura e renovação — o tom tem um poder calmante que auxilia o sistema nervoso, essencial, para tratamento de estresse. A cor alivia a febre, dor de cabeça e a inflamação e ativa a glândula pineal. Por fim, regulariza a pressão arterial e influência no equilíbrio do corpo inteiro, com propriedades são bactericidas e desinfetantes.

  1. Azul

Decoração de sala azul. (Foto: Reprodução/Pinterest)


O azul é definido por ser — calmante – relaxante e trazer paz mental — transmite a quietude e paz mental, reduzindo tensões e promovendo a expansão da consciência. A cor é auxilia no funcionamento da glândula tireoide e é recomendado nos casos de doenças inflamatórias e tratamentos para audição.

  1. Rosa

Decoração rosa (Foto: Reprodução/Pexels)


O rosa tem — a essência a feminina, enaltece a beleza e o amor — a cor energiza o sistema nervoso, purificando o sangue. Responsável por tranquilizar pessoas com distúrbio mental e com agressividade, ela afeta a energia emocional, aliviando sentimentos de raiva e mágoa. Além de atuar no sistema endócrino, no equilíbrio hormonal; e no sistema cardiorrespiratório ajuda a diminuir as taxas cardíacas e estabilizando a pulsação e a respiração.

  1. Violeta

Decoração na cor Violeta (Foto: Reprodução/Pinterest/CasaVogue)


A cor causa — intuição, meditação e espiritualidade — atuando na transformação, ela deixa as vibrações mais baixas elevadas. Estabiliza a irritação e é considerada um raio purificador das ideias. Utilizada de forma diversa, no tratamento de todas as doenças mentais e nervosas.  Por fim, ela controla a fome interferindo no metabolismo, ajudando a acalmar os órgãos do organismo. A cor ajuda a controlar os músculos, o coração e, também no de combate infecções.

Foto destaque: Mulher com fundo colorido. Reprodução/Pexels

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 9 =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...