INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Deixar o celular desligado uma hora ao dia aumenta o bem-estar

Uma pesquisa publicada na Psychology  Today revelou que o bem-estar e a saúde mental aumentam com o desligamento dos aparelhos. Os participantes tiveram que desligar os telefones por uma hora antes de ir dormir, para a realização do expermento. 

Observadores notaram um medo pouco conhecido chamado nomofobia, que siguinifica o medo de ficar sem celular. O mal se associaa ao uso excessivo do telefone, ao ficar constante observando mensagens, no uso excessivo das redes sociais, e na constante busca por informações e comunicação. Esses fatores causam ansiedade e trazem resultados adversos à saúde mental.

A pesquisa conclui que o uso inadequado do telefone resulta em maiores níveis de estresse, menor prazer de vida, aumento da ansiedade, depressão e pior qualidade de sono. A pesquisadora Jolanta Burke, explica que a ideia da pesquisa surgiu na tentativa de ajudar pessoas a tirar o melhor de seus telefones e ainda sim terem uma boa noite de sono.

No estudo, foi pedido para profissionais do Reino Unido que tendiam a usar muito o celular para que o aparelho fosse desligado, todos os dias, uma hora antes de dormir. O telefone deveria ficar desligado durante a noite por uma semana. “É claro que sabíamos que isso resultaria em alguma melhoria da felicidade e do bem-estar, mas as descobertas surpreenderam até mesmo a nós“, afirma a pesquisadora.


     Celulares em cima de bancada Reprodução/showmetcher


O resultado da pesquisa descobriu que o bem-estar e a qualidade de vida daqueles que deixaram de lado o telefone antes de ir para a cama aumentou. Isso significa que eles relataram maior satisfação com a vida e a felicidade, isso tudo em apenas uma semana. Além disso, eles se tornaram mais receptivos ao mundo ao redor deles e se viram mais saudáveis fisicamente.

De acordo com o estudo, a simples ativação do dispositivo afeta negativamente a qualidade do sono. Além disso, os participantes relataram que desligar os telefones por uma hora antes de ir para a cama reduziu a ansiedade. Eles ainda sentiram que não estavam desperdiçando tempo, também foi relatado por alguns participantes que a vida sexual melhorou.

A pesquisadora Jolanta afirma que mais de 90% dos participantes do experimento decidiram continuar desligando os telefones mesmo depois que o experimento tiver terminado. A pesquisadora resalta que o desligar do telefone é uma pequena mudança que pode trazer grandes resultados.

Foto destaque: aparelho celular em cima de bancada Reprodução/Freepik

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...