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Saúde e Bem Estar

Dicas para cultivar a resiliência

Resiliência se tornou uma das palavras mais usadas nos últimos anos. Basta entrar nas redes sociais e conferir a quantidade de fotos com legendas utilizando o termo. Apesar de já estar implantada na cultura atual, muita gente pode confundir o significado de resiliência ou não saber da sua origem e profundidade.

Resiliência é a capacidade de voltar ao estado normal. No campo da psicologia, resiliência significa resistência ao choque, à adversidade. É um termo usado em diversas áreas do conhecimento, como por exemplo na administração, ecologia, física e na psicologia.


Resiliência significa voltar ao estado normal(Foto reprodução/Telavita)


Uma pessoa resiliente é uma pessoa que tem capacidade de se adaptar psicologicamente para enfrentar situações menos favoráveis. É tirar forças do seu eu interior para enfrentar as adversidades, aprender com os erros e superar traumas para continuar seguindo, em frente sem desistir ou cruzar os braços sem fazer nada conformado com a derrota.

Os últimos anos foram desafiadores em relação a saúde mental. Logo no início da pandemia de Covid-19 os especialistas temiam uma explosão de novos diagnósticos de transtornos psiquiátricos, em especial de depressão e ansiedade. No cenário de pandemia é natural que se sinta medo, insegurança e tristeza. E o isolamento dificulta, pois são menos momentos de descontração e isso pode gerar distanciamento e frieza nas relações.

Algumas pessoas nascem mais resilientes do que outras, mas sempre há espaço de manobra para se fortalecer, e construir uma rede de apoio é um dos maiores fatores de proteção.

Como ser mais resiliente no dia a dia?

1. Pratique o otimismo 

É importante praticar o otimismo. Algumas pessoas, confundem mas ser resiliente não é o mesmo que ser otimista. Mas é importante encarar uma etapa difícil como oportunidade, embora devemos evitar o otimismo exagerado ou ingênuo.

2.Reescreva sua vida

A forma como nós nos enxergamos modifica a forma como enxergamos o mundo. Não devemos nos cobrar excessivamente. É importante evitar se culpar, em toda situação adversa há múltiplos fatores.

3.Gerencie o estresse

O estresse não irá desaparecer. Devemos reconhecê-lo, usar como estímulo e estar sempre prontos para uma pausa. É normal que precisemos parar e respirar em alguns momentos mais difíceis.

Foto destaque: Resiliência: Reprodução/G1

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