Dicas para respirar aliviado nesse inverno

Eleonora Gonzalez Por Eleonora Gonzalez
2 min de leitura

No inverno as doenças respiratórias aparecem, e acontece devido a diminuição da umidade do ar, poluição, baixa temperatura e ambientes fechados, e as mais comuns são as gripes e resfriados, e podem surgir a sinusite e a rinite


(Foto:Sinusite – Inflamação nos seios da face/Reprodução/Escolaeducação)


Rinite e sinusite

A rinite pode aparecer em qualquer época, e se intensifica no inverno, são sintomas: nariz escorrendo, espirros, tosse, coceira na garganta e olhos vermelhos e lacrimejantes.

A sinusite aguda é associada com inflamações dos seios da face, e que afeta dores em vários pontos, como nas têmporas, região dos olhos, e os sintomas são febres, dores musculares, cansaço, tosse, perda de apetite e congestão nasal, entre outras.

No inverno, a incidência da rinite pode ser afetada por vários fatores, como a diminuição da umidade do ar, o aumento da concentração de poluentes e a maior exposição a alérgenos, como ácaros e fungos, que podem proliferar em ambientes fechados e pouco ventilados”, Dra. Cristiane Passos Dias Levy, otorrinolaringologista do Hospital Paulista

“Essa predisposição se acentua com o ar seco e frio do inverno, que resseca as vias respiratórias, tornando-as mais suscetíveis a infecções. Além disso, a maior concentração de poluentes no ar em algumas áreas urbanas também pode contribuir para o desenvolvimento de sinusites”, informou.

Como se prevenir:

A primeira dica é sempre manter a casa limpa, use pano úmido, aspirador, o uso de vassoura pode mudar a sujeita de lugar, os bichinhos de pelúcia, tapetes e cortinas podem acumular poeira.

Um fator importante é deixar a casa sempre ventilada, assim diminui a umidade que causam a proliferação de mofo, ácaros e fungos. Evite fumar ou estar em contato com fumaça.

Mantenha uma dieta saudável para que aumente seu sistema imunológico, como por exemplo as frutas cítricas, vegetais verdes e oleaginosas e evite exposição a fatores alérgicos, como pólen, ácaros, pelos de animais, mofo, bichinhos de pelúcia, tapetes e cortinas.

 

Foto destaque: Boa forma/reprodução/benzoix/Freepik 

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile