Em todos os casos, problemas relacionados à tireoide não têm idade ou condição específica para acontecerem. Eles podem alterar o funcionamento de vários órgãos vitais, como coração, cérebro, fígado e rins. Alguns sinais de alterações na glândula podem ser notados conforme a condição das unhas. Manchas brancas, fragilidade e crescimento lento são indicativos que pode haver algo errado.
Por isso, o cuidado com as unhas deve estar além da manicure e da higiene diária, já que podem ser aliadas no diagnóstico de problemas de absorção de vitaminas e disfunções da tireoide, uma glândula essencial para manutenção da produção de hormônios que pode estar hiperativa ou com baixa atividade.
Veja cinco sinais que podem ser indicativos de problemas relacionados à glândula da tireoide:
Foto: Manicure fazendo a higiene das unhas (Reprodução/Freepik)
- Unhas de colher
É uma condição conhecida como coiloníquia, que acontece quando as unhas ganham forma semelhante à de uma colher. Essa deformidade ocorre pelo desenvolvimento de uma depressão no leito da unha e uma elevação nas laterais. A dermatologista norte-americana Andrea Suarez, deu uma entrevista ao jornal The Sun sobre o assunto, e disse que para verificar essa condição se deve “olhar para a unha e depositar uma gota de água no centro dela. Se você tiver a unha de colher, a gota vai permanecer no meio da unha. Caso contrário, se ela estiver normal, a água vai escorrer para as laterais”.
Esse indício não é necessariamente ligado às doenças da tireoide, já que pode ocorrer com pacientes que estejam com psoríase, anemia e diabetes, por exemplo.
- Unhas frágeis e quebradiças
Unhas frágeis quebradiças é comum, ainda mais para quem realiza com frequência procedimentos para extensão de unhas. Contudo, a dermatologista afirma que 22% dos casos estão associados a doenças autoimunes da tireoide, e outros 14%, a condições diferentes que atingem a glândula. Na fragilidade, está ligada a 70% de todas as disfunções da tireoide.
Esses indicativos podem ser mais frequentes para aqueles que sofrem de hipotireoidismo, quando a circulação de sangue nos dedos diminui para preservar a temperatura corporal.
- Crescimento lento
No geral, as unhas crescem cerca de três milímetros e meio por mês. Se há um ritmo mais lento no crescimento, pode ser causado por baixa produção hormonal da tireoide, podendo também estar relacionado à diminuição da circulação sanguínea nas extremidades das mãos e dos pés, já que dificulta a distribuição de nutrientes e oxigênio necessários para o crescimento saudável das unhas.
- Rachaduras ou entalhes
No caso de rachaduras ou entalhes nas unhas, pode ser o mesmo problema que provoca fragilidade – disfunções na tireoide e baixa circulação. As rachaduras podem se estender tanto, que acabam se soltando. Já os entalhes são mais raros em casos de hipotireoidismo, mas podem indicar condições de saúde, como alopecia, eczema e psoríase.
- Manchas brancas
Esse é um sinal raro, mais conhecido como leuconiquia, e pode indicar condições como hipotireoidismo, psoríase e gestação. Também pode ocorrer devido procedimentos de manicure que foram realizados de maneira inadequada.
Em todos os casos, se os sinais persistirem por um longo espaço de tempo, é necessário consultar um médico endocrinologista ou dermatologista, para que seja feito um diagnóstico assertivo sobre as condições, confirmando ou descartando a possibilidade de disfunções da tireoide.
Foto destaque: Cuidado com as unhas (Reprodução/Freepik)