Embolia gasosa: entenda a doença que acometeu a saúde de Saulo Poncio

Letícia Guedes Por Letícia Guedes
3 min de leitura

Na última terça-feira (2), o cantor e influenciador Saulo Poncio foi levado para o hospital após queixas de fortes dores no tórax. De acordo com os exames, Saulo foi diagnosticado com embolia gasosa arterial cardíaca.

“Após avaliação, os médicos desconfiaram de um possível infarto por conta da similaridade dos sintomas. Realizados todos os exames, Saulo foi diagnosticado com embolia gasosa arterial cardíaca e, no momento, encontra-se na UTI.” escreveu a equipe de Saulo em suas redes. A embolia gasosa ocorre quando há formação de bolhas de ar dentro do sistema respiratório. No caso de Saulo, a entrada de ar se deu pela circulação arterial.

Segundo especialistas, esta doença é potencialmente fatal e requer uma intervenção imediata, uma vez que a ausência de irrigação sanguínea e oxigenação pode acometer as células do corpo humano.

 

Causas e sintomas da embolia gasosa

O diagnóstico da embolia gasosa é extenso e pode afetar vários órgãos do corpo. No entanto, o cirurgião cardiovascular Edmo Atique Gabriel alega que os sintomas não são iguais aos de um infarto, já que a enfermidade está ligada à falta de ar. Além disso, a embolia também não é associada de acordo com fatores genéticos ou etários.

Segundo artigos da plataforma StatPearls, a condição pode se dar à uma infinidade de motivos, até mesmo por conta da despressurização de uma rápida subida para a superfície durante um mergulho. Procedimentos médicos invasivos, lesões pulmonares e malformações cardíacas também se encaixam em possíveis causas.

Os sintomas da embolia estarão sempre associados à área afetada. Algumas reações leves são: tontura, confusão mental e dispneia (dificuldade de respiração). Em casos mais graves, acometimentos como um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e insuficiência de órgãos podem acontecer.


A embolia gasosa pode acometer outros órgãos se não tratada a tempo, causando o que denomina-se por embolia gasosa disseminada (Foto: reprodução/GettyImages/BBCNewsBrasil)


Tratamento adequado

Os pacientes são tratados com oxigênio, uma vez que auxilia a reduzir as bolhas já formadas no organismo, fazendo com que elas se dissolvam na corrente sanguínea. “As pessoas com embolia arterial gasosa são colocadas deitadas imediatamente e recebem oxigênio. […] Muitos centros médicos possuem câmaras de pressão elevada (de recompressão ou hiperbárica) para esse objetivo” relata o Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento.

Estudos comprovam que procedimentos feitos com oxigênio hiperbárico nas primeiras 6 horas, costumam a desempenhar um bom resultado nos pacientes.

 

Foto Destaque: Saulo Poncio foi levado às pressas para o hospital na terça-feira (2). Reprodução/Instagram/@saulo

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile