Entenda a importância de usar filtro solar nos lábios

Ana Carolina Lara Por Ana Carolina Lara
3 min de leitura

Mesmo se você for um usuário diligente de protetor solar, é provável que esteja negligenciando uma das áreas mais críticas quando se trata de proteção solar: os lábios.

Assim como o resto do seu rosto e corpo, seus lábios também precisam de proteção durante todo o ano contra os nocivos raios UV, independentemente do clima.

De todas as áreas do rosto, os lábios são particularmente propensos a danos causados ​​pelo sol. Isso se deve a uma série de fatores, incluindo um estrato córneo mais fino, menos glândulas sebáceas e menos pigmento (melanina) nos lábios“, diz Vanessa Coppola, co-fundadora da Bare Aesthetic e enfermeira certificada especializada em estética facial, para a Forbes.

Pré-cânceres e cânceres de células escamosas são frequentemente encontrados nos lábios”, observa o Dr. Shari Sperling, dermatologista certificado pelo conselho de Nova Jersey e membro da Academia Americana de Dermatologia.

Além disso, “o câncer de pele nos lábios, em particular, tem um risco maior de invasão em comparação com outras áreas do corpo“, acrescenta a Dra. Lauren Penzi, dermatologista certificada e especializada em dermatologia médica e cosmética.


O filtro solar deve ser reaplicado ao longo do dia. (Foto: reprodução/OB)


Os sinais mais comuns de danos causados ​​pelo sol nos lábios incluem manchas ásperas semelhantes a lixas nos lábios, descoloração, vermelhidão, bolhas e ulcerações.

As outras formas temidas de danos causados ​​pelo sol nos lábios são rugas e hiperpigmentação“, diz a dermatologista e cirurgiã dermatológica credenciada, Dra. Ellen Marmur.

O que é particularmente importante notar é que todas essas mudanças em seus lábios não são apenas superficiais, mas mudanças que estão acontecendo em um nível celular mais profundo, ressalta Coppola.

Por todas essas razões, “a proteção solar para os lábios é absolutamente essencial“, diz o Dr. Penzi.

Certifique-se de que seu protetor labial tenha FPS 30 ou superior e reaplique-o com frequência, especialmente se estiver comendo ou bebendo, recomenda o Dr. Sperling. Além disso, o Dr. Marmur acrescenta que qualquer protetor solar que você colocar no rosto também pode ser aplicado nos lábios.

Foto de capa: o uso de protetores solares deve ser diário. Reprodução/Freepik

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile