O cantor Maurílio faleceu na tarde desta última quarta-feira (29) devido a complicações causadas pela doença chamada tromboembolia pulmonar. Ele estava internado no Hospital Jardim América desde o dia 15 deste mês.
O artista fazia parte de uma dupla sertaneja ao lado de Luiza e começou a apresentar sintomas após dar entrada no hospital depois de passar mal durante a gravação do DVD de outra dupla do sertanejo, Zé Felipe e Miguel.
Maurílio chegou ao local com dificuldades respiratórias e fortes dores na região peitoral. Após três paradas cardíacas, o exame confirmou o tromboemlismo pulmonar.
Dupla sertaneja Luiza e Maurílio (Foto: Reprodução/Instagram)
A doença é um trombo (outro nome para coágulo) que causa obstrução dos vasos pulmonares e faz com que o sangue não consiga chegar a uma parte do pulmão.
“ Ela causa como se fosse um infarto pulmonar, podendo levar a morte de uma área do pulmão”, explicou o médico do Hospital Gaffrée e Guinle, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Danilo Klein.
O coágulo que causa a doença geralmente não surge no pulmão, é muito mais comum que o início ocorra nas veias da perna, especialmente nas panturrilhas.
“Acontece que esse trombo na veia da panturrilha se solta da perna e migra para os vasos pulmonares, obstruindo o pulmão, causando então a tromboembolia pulmonar. Enquanto o trombo está na perna, ainda é um caso em que conseguimos tratar apenas com anticoagulante, para dissolver o trombo. Quando vai para o pulmão, em geral, o quadro clínico é grave.”, acrescentou Klein.
Os sintomas mais comuns da tromboembolia pulmonar são falta de ar, taquicardia, insuficiência cardíaca e insuficiência respiratória. Pessoa com obesidade ou que realizam tratamento contra algum tipo de câncer são mais propensas a desenvolver o distúrbio. É incomum em jovens, mas segundo médicos, pode haver influência de fatores genéticos.
Foto destaque: Reprodução/Instagram