Entenda como a alimentação pode influenciar na qualidade do seu sono

3 min de leitura

Nosso organismo é uma máquina extraordinária e prefeita cheia de mistérios, sempre bem regulada e trabalhando em ciclos. Temos períodos de trabalho, descanso e de alimentação. Toda vez que extrapolamos o limite entre esses ciclos, nosso corpo sente as mudanças e reage de formas distintas. Dessa forma quando nos alimentamos mal, há grandes chances do nosso organismo responder com um alerta. Uma dessa respostas é a falta de sono.


Foto: Homem sofrendo com insonia. Reprodução/ GETTY IMAGENS/Istockphoto


Para algumas pessoas o simples ato de dormir é uma árdua tarefa. Muitas vezes, a dificuldade para dormir ou acordar cedo, por exemplo, está relacionada aos hábitos cotidianos que devem ser corrigidos ou ate mesmo um bom planejamento em sua alimentação pode contribuir para boas noites de sono revigorantes.  Um estudo realizado recentemente entre cientistas da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) constatou que dois em cada três brasileiros sentem problemas ao dormir, 65% dos entrevistados relataram problemas como insônia, mau humor, irritabilidade, dificuldade de concentração e outros tormentos.  Segundo o nutricionista funcional Diogo Cirico, um descanso adequado ajuda na prevenção de doenças como: diabetes, hipertensão e doenças coronarianas. E que uma boa alimentação contribui para uma boa qualidade do sono.

De acordo com ele uma escolha estratégica e um bom planejamento na alimentação ajudam na qualidade do seu sono, ele menciona algumas dicas, confira:

  • Grãos integrais contêm vitaminas que auxiliam na absorção de triptofano.
  • Castanhas e sementes são fontes de magnésio auxilia no combate ao estresse.
  • Aveia é uma grande fonte de melatonina (hormônio do sono), ajuda a adormecer mais facilmente.
  • Grão de bico, feijão e ervilha são ricos em triptofano e vitaminas do complexo B, ajudam no funcionamento do sistema nervoso.
  • Frutas vermelhas são ricas em antioxidantes, favorecendo o controle e o tratamento dos distúrbios do sono.
  • Maracujá age no sistema nervoso central, produzindo efeito calmante, relaxante e analgésico.
  • Banana riquíssima em magnésio e triptofano auxiliam na produção de serotonina e melatonina.

Ele menciona que o triptofano é um aminoácido essencial que estimula a serotonina e a melatonina e estes hormônios juntos são responsável pela regulação do sono, bom humor e bem estar.

Outra dica é evitar a ingestão freqüentes de alimentos pesados e gordurosos bem como estimulantes, como chá preto e verde, café, cacau em pó próximo na hora de dormir, pois estes alimentos levam o organismo a iniciar um metabolismo, atrapalhando o descanso.

Para ele e preciso cuidar mais do sono e não se preocupar tanto com o tempo que vai se dedicar a ele.

Foto Destaque: Mullher em busca de alimentos gordurosos a noite. Foto: Reprodução/getty imagens/istockphoto.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile