INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Entenda como o ciclo menstrual pode estar ligado ao desânimo no treino

O ciclo menstrual vem acompanhado de oscilações hormonais que podem, e muito, influenciar na hora de realizar exercícios físicos. Um estudo realizado pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP mostrou como as mulheres se sentem antes, durante e depois do exercício físico ao longo da menstruação. As participantes da pesquisa demonstraram mais esforço e menos prazer com a realização do exercício durante a fase lútea do ciclo.

Raul Prado, autor do estudo sobre exercício e ciclo menstrual e fundador da Academia de Estudos e Pesquisa em Ciência da Mulher, diz que “Se conseguir colocar a tarefa como prazerosa, afetiva, a adesão é maior. Vimos no estudo que, apesar de o exercício ter sido estímulo negativo na fase lútea, depois da sessão, as participantes ficavam mais positivas. Depois do exercício, vinha o prazer”. Por isso, é importante conhecer o ciclo menstrual e como adaptar os exercícios para que estes se tornem mais prazerosos.


 

As fases do ciclo menstrual. (Reprodução/Mundo Educação)


A menstruação é dividida em duas fases: a fase lútea e a fase folicular. A ovulação ocorre entre essas duas fases. Durante a folicular, há uma menor quantidade de hormônios em circulação. O estrogênio, hormônio responsável pela líbido e a autoconfiança começa a aumentar. É comum que durante essa fase, as mulheres se sintam mais cansadas, por isso, os exercícios físicos indicados para o início da menstruação são os mais leves.

Na ovulação, o estrogênio, hormônio sexual, atinge seu pico. Durante essa fase, é indicado que os exercícios sejam mais pesados, como corridas, musculação e resistência aeróbica. No entanto, algumas pessoas podem sentir dor durante essa fase, o que causa uma diminuição da vontade de realizar exercícios. Para essas pessoas, o ideal é procurar alguma atividade mais calma.

Já no fim do ciclo, durante a fase lútea, há um aumento da progesterona. O indicado é que as mulheres optem por exercícios mais introspectivos, como yoga, dança ou pilates.

 

Foto destaque: o ciclo menstrual pode influênciar na realização dos exercícios físicos. Reprodução/Pexels.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...