Entenda o problema de saúde do rei Charles III da Inglaterra

Caio Sobral Por Caio Sobral
3 min de leitura

Nesta quarta-feira (17), foi noticiado por diversos veículos em todo o mundo que o rei Charles III, da Inglaterra, deverá se ausentar de seus afazeres por um tempo devido a um problema de saúde. Como informou o palácio de Buckingham, na próxima semana o monarca deverá ir ao hospital para fazer um procedimento corretivo que tem como intuito tratar sua próstata que sofreu um aumento.

O que é o aumento da próstata

O nome oficial para os casos de aumento de próstata é hiperplasia prostática benigna (HPB), sendo este o atual problema de saúde enfrentado por rei Charles III. Vale ressaltar que, apesar de ser um quadro em que medidas devem ser tomadas, forçando até o monarca a adiar alguns de seus compromissos, o aumento da próstata é uma doença benigna, significando que não tem relação com qualquer tipo de câncer no órgão e nem mesmo torna mais provável o desenvolvimento do câncer de próstata.


Rei Charles III (foto: reprodução/noticiasaominuto)


A hiperplasia prostática benigna é um quadro muito comum, tanto que a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) informa que a doença atinge cerca de 50% dos homens após os 50 anos de idade. É possível identificar um possível quadro de próstata inchada através de alguns sintomas ocorridos durante o cotidiano, como: dificuldade de urinar, jato urinário fraco, maior quantidade de idas ao banheiro durante a noite, sensação de que a bexiga não foi completamente esvaziada, vontade incontrolável de urinar e alguns outros. Claramente, tais sintomas podem aparecer e ainda assim não serem consequência de um caso de próstata inchada, o que ressalta a importância de um acompanhamento médico para que haja um diagnóstico assertivo.

Formas de tratamento

O tratamento deste tipo de quadro é iniciado com remédios capazes de impedir o crescimento da próstata, sendo recomendada a raspagem da próstata em casos nos quais o problema já se encontra mais evoluído. O procedimento é considerado levemente invasivo e visa protejer o sistema urinário, além de evitar lesões nos rins. Com isso, o paciente recebe alta do hospital alguns dias após a realização do procedimento.

Foto destaque: Rei Charles III em evento. (Reprodução/d24am)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile