Entenda o que é Calistenia, a prática de exercícios que cresceu durante a pandemia

Camilla Oliveira Por Camilla Oliveira
2 min de leitura

O período em que se foi recomendado ficar em casa durante a pandemia do Covid-19, que teve início em 2020, se designou como o fator de crescimento para atividades cabíveis de execução dentro do lar.

Com todos os estabelecimentos fechados, inclusive as academias, os cidadãos tiveram de utilizar os recursos que possuem para praticar atividades físicas, e com isso, surgiu a calistenia.

O que é a calistenia?

A calistenia é o exercício contínuo que utiliza apenas o peso corporal, sem a necessidade de máquinas ou equipamentos de musculação. O seu objetivo é alongar o corpo e fortalecer os músculos.

Por ser de fácil realização e acesso, a calistenia cresceu durante o momento de pandemia nas redes sociais. Sendo possível realizar em casa ou ao ar livre, com a ajuda de tapetes de borracha para aprimorar o conforto.


Entenda o que é Calistenia, a prática de exercícios que cresceu durante a pandemiaA calistenia promove exercícios em casa utilizando apenas o peso corporal. (Foto: reprodução/TUASAÚDE)


Os benefícios da calistenia

Os exercícios que são realizados com o movimento corporal auxiliam na queima de calorias. As atividades da calistenia aprimoram a flexibilidade, coordenação e estabilidade. Além disso, a execução da calistenia auxilia na movimentação de todos os músculos em conjunto, elevando a atividade à uma de grau completo em poucos minutos de exercício.

Entretanto, há uma pequena desvantagem em exercícios de calistenia, se o foco e o objetivo a alcançar for ganho de massa muscular, as atividades de calistenia limitam o crescimento do músculo até certo ponto, pois como é utilizado apenas o peso do corpo, existe um ponto limite de crescimento.

A calistenia é recomendada para qualquer pessoa e em qualquer faixa-etária pela sua simplicidade, podendo ser executada até no chão da sala. Se o problema é falta de tempo ou acesso a equipamentos de musculação, a calistenia pode auxiliar em realizar os 150 a 300 minutos de atividades moderadas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde.

Foto destaque: A calistenia não necessita de equipamenos de musculação para realizar exercícios físicos. Reprodução/CLAUDIA

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile