O vilão Theo da novela “Vai na Fé”, interpretado por Emílio Dantas, é o protagonista das cenas mais pesadas da novela. Sempre envolvido com ameaças e chantagens, Theo é manipulador, abusivo e mentiroso. O personagem foi diagnosticado pelos internautas como um narcisista.
Narcisismo
Originado do mito grego de Narciso, o narcisismo é um transtorno de personalidade em que o portador tem um senso de superioridade às outras pessoas. No mito, Narciso se apaixona pelo próprio reflexo em um lago e definha após se recusar a abandonar o reflexo, sendo transformado em uma flor pelo deus Apolo.
Narciso, de Caravaggio. (Reprodução/Artrianon)
A pessoa narcisista é muito voltada para a própria imagem, e se coloca acima dos outros. O problema dessa auto-estima toda é quando as atitudes do narcisista começam a prejudicar as outras pessoas. De acordo com o professor Sérgio Eduardo Silva, do departamento de psicologia clínica da Universidade de Brasília (UnB), o Transtorno da Personalidade Narcisista é caracterizado por um senso de grandiosidade, onde o portador sente que seus direitos são maiores do que os das outras pessoas.
O abusador narcisista
Assim como Theo, muitos abusadores são narcisistas. “Muitas vezes esse cara nunca vai levantar a voz, ele não vai dar um grito, o abuso vai no tom de voz sutil. E quem vai gritar, às vezes reagindo, porque está muito confusa, está muito mal. Vai ser a mulher. E esse grito que essa mulher dá é usado contra ela depois, porque ela é que é vista como descontrolada.” disse Laís Pereira, psicóloga e diretora da Não Era Amor, um coletivo que ajuda mulheres vítimas de abuso.
Essa técnica de colocar a vítima como a descontrolada da relação tem o nome de “Gaslighting”, onde o abusador manipula a vítima para achar que ela é a culpada pelos abusos.
Theo
O ator Emílio Dantas conversou com o Fantástico sobre a composição do personagem: “Eu assisti muita coisa sobre narcisistas, sobre psicopatas, enfim, sobre todas as vertentes possíveis para se colocar nesse personagem. E a questão do carisma, do bom humor, né? Da boa aceitação social, sempre é muito presente, muito forte, muito marcante.”
Theo, interpretado por Emílio Dantas, é um narcisista. (Reprodução/NaTelinha-UOL)
Para o ator, Theo é um personagem que consegue se apresentar de formas diferentes para uma das suas vítimas. Uma das roteiristas de “Vai na Fé”, Renata Corrêa, destacou também que Theo é um manipulador habilidoso. Dependendo do interesse que ele tem em uma pessoa, ele mostra uma versão de si.
É importante destacar que nem todo abusador é narcisista, e apesar de ser um transtorno mais comum em homens, também é possível ser encontrado em mulheres.
Foto destaque: Entenda o que é o Transtorno de Personalidade Narcisista. Reprodução/Pexels.