A retenção é quando há um acúmulo anormal de líquidos nos tecidos dos organismos no corpo de uma pessoa, causando inchaço que pode ser, por exemplo, nos pés, pernas, barriga ou braços. A principal reclamação dos pacientes é o peso elevado das pernas ou pés ao final do dia, além da possibilidade de dor ou desconforto. É possível notar em alguns casos, o edema da parte inchada, pois a área com o líquido localizado fica mais brilhante que o normal.
A condição aparece quando o equilíbrio de água das células é afetado por um ou mais fatores, fazendo acontecer o inchaço por causa do líquido acumulado no espaço extracelular.
A maior causa do problema é o consumo excessivo do sódio, porque a substância consegue atrair e segurar a água no corpo. O edema é perceptível quando se acumula mais de 3 litros de líquido no organismo, em que a cada nove gramas ingeridas, um litro é retido. A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda apenas a ingestão de cinco gramas de sal por dia para cada pessoa.
No Brasil, cada indivíduo consume em média 11 gramas de sal por dia. Segundo a médica nefrologista e hipertensóloga do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), Andrea Pio de Abreu, em declaração ao portal OUL, o sódio não está apenas quando sentimos o sal. “Cerca de 70% do sal que consumismos está nos alimentos industrializados, inclusive nos doces, sendo utilizado como conservante ou para destacar o sabor”.
Inchaço nos pés pode ser retenção de líquido. (Reprodução: iStock)
Mulheres são as mais afetadas pelo inchaço incômodo, pois no período pré-menstrual, as alterações hormonais sofridas favorecem a retenção de líquido. Além de quando estão grávidas, a proteção fisiológica do organismo para cuidar do bebê e não faltar líquido, condiciona o acúmulo de água no corpo da mãe.
Outros fatores como o calor, medicamentos específicos, varizes, álcool e o sedentarismo podem serem causas da retenção, e doença como a diabetes, hipertensão arterial e falta de vitaminas B1 ou tiamina, são capazes de gerar inchaço nas partes do corpo.
Foto destaque: Reprodução (Shutterstock)