INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Entenda os benefícios do pilates para o seu corpo e sua vida

O pilates pode gerar uma série de benefícios à saúde das pessoas. Ele reduz as chances de adoecimento e aumenta a disposição, melhorando a qualidade de vida. A fisioterapeuta, especializada em pilates, Patrícia Bueno, fez uma lista com nove consequências positivas da prática. Confira:

1- Menor estresse e ansiedade:

O controle da respiração é um dos fundamentos principais da prática de pilates. Através disso, o aluno sincroniza os movimentos com a respiração e ganha maior consciência corporal. Isso possibilita que tenha uma habilidade para lidar melhor com o estresse e os problemas cotidianos.

2- Diminuição das dores:

O pilates ajuda a alinhar a coluna e fortalecer o abdômen, contribuindo para a solução de problemas comuns nas regiões. Também contribui na prevenção de lesões por todo o corpo, uma vez que trabalha diversas cadeias musculares.

3- Respiração:

O aluno aprende a respirar de maneira correta, respeitando a mecânica do movimento, isso evita o bloqueio do músculo do diafragma. A respiração correta ajuda a melhorar o bem-estar geral.

4- Flexibilidade:

O alongamento de todo o corpo trabalha a extensão dos músculos e articulações. Isso traz benefícios para o cotidiano e é sentido em simples atividades como abaixar para pegar um objeto do chão ou, amarrar os sapatos.


Mulher pratica pilates (Foto: Reprodução/Shutterstock)


5- Postura:

Exercícios como o alongamento axial (alongamento da coluna), auxiliam para fortalecer os músculos que sustentam a lombar. Por consequência, a postura se torna mais próxima do adequado.

6 – Fortalecimento dos músculos:

O pilates, diferente de outras atividades, fortalece grupos musculares por todo o corpo, já que os ativa simultaneamente.

7- Coordenação motora:

Os exercícios do pilates ajudam a aumentar o equilíbrio e a concentração. O benefício é que esse equilibrio pode ser transportado para atividades do dia a dia que necessitem de maior coordenação motora.

8- Corrida:

A respiração, concentração, fortalecimento global, principalmente dos músculos estabilizadores são características da prática que melhoram a performance para os corredores, além de prevenir lesões.

9- Prevenção de fraturas osteoporóticas:

O pilates é ótimo para o fortalecimento não só dos grupos de musculos, mas também das estruturas ósseas, o que previne fraturas por osteoporose.

Foto destaque: Casal praticando pilates. Reprodução/Shutterstock

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...