O pilates pode gerar uma série de benefícios à saúde das pessoas. Ele reduz as chances de adoecimento e aumenta a disposição, melhorando a qualidade de vida. A fisioterapeuta, especializada em pilates, Patrícia Bueno, fez uma lista com nove consequências positivas da prática. Confira:
1- Menor estresse e ansiedade:
O controle da respiração é um dos fundamentos principais da prática de pilates. Através disso, o aluno sincroniza os movimentos com a respiração e ganha maior consciência corporal. Isso possibilita que tenha uma habilidade para lidar melhor com o estresse e os problemas cotidianos.
2- Diminuição das dores:
O pilates ajuda a alinhar a coluna e fortalecer o abdômen, contribuindo para a solução de problemas comuns nas regiões. Também contribui na prevenção de lesões por todo o corpo, uma vez que trabalha diversas cadeias musculares.
3- Respiração:
O aluno aprende a respirar de maneira correta, respeitando a mecânica do movimento, isso evita o bloqueio do músculo do diafragma. A respiração correta ajuda a melhorar o bem-estar geral.
4- Flexibilidade:
O alongamento de todo o corpo trabalha a extensão dos músculos e articulações. Isso traz benefícios para o cotidiano e é sentido em simples atividades como abaixar para pegar um objeto do chão ou, amarrar os sapatos.
5- Postura:
Exercícios como o alongamento axial (alongamento da coluna), auxiliam para fortalecer os músculos que sustentam a lombar. Por consequência, a postura se torna mais próxima do adequado.
6 – Fortalecimento dos músculos:
O pilates, diferente de outras atividades, fortalece grupos musculares por todo o corpo, já que os ativa simultaneamente.
7- Coordenação motora:
Os exercícios do pilates ajudam a aumentar o equilíbrio e a concentração. O benefício é que esse equilibrio pode ser transportado para atividades do dia a dia que necessitem de maior coordenação motora.
8- Corrida:
A respiração, concentração, fortalecimento global, principalmente dos músculos estabilizadores são características da prática que melhoram a performance para os corredores, além de prevenir lesões.
9- Prevenção de fraturas osteoporóticas:
O pilates é ótimo para o fortalecimento não só dos grupos de musculos, mas também das estruturas ósseas, o que previne fraturas por osteoporose.
Foto destaque: Casal praticando pilates. Reprodução/Shutterstock