Entenda por que o açúcar não é indicado para crianças

3 min de leitura

A modelo Bárbara Evans foi duramente criticada nas redes sociais pelos internautas após oferecer um brigadeiro para sua filha Ayla, de 1 ano. Ela se incomodou com a situação e respondeu aos seguidores, afirmando que:  “A filha é minha, então quem decide o que ela come sou eu”.

Depois dos seis meses de idade, os bebês começam a sua introdução alimentar e alimentos que são ricos em açúcares não são apropriados para serem oferecidos aos filhos, com pelo menos dois anos de idade, segundo entidades médicas e o próprio Ministério da Saúde.

Ser contrário a esse alerta emitido por especialistas da área, seria provocar danos a longo prazer na saúde dos filhos, impondo o risco de surgir doenças precoces e acabar virando um motivo para uma recusa de alimentos saudáveis.


Comidas doces. (Fotos: Reprodução/Pu Eble Rino)


Perigos do consumo precoce do açúcar

– Com a grande quantidade de consumo da alimentos doces, aumenta a chance do ganho de peso na fase da infância, consequentemente, desenvolvendo a obesidade e outras doenças na vida adulta;

– Caso a criança não tenha uma boa higiene bucal, pode causar cárie nos dentes;

– Pode causar a dificuldade da introdução de alimentos mais saudáveis como verduras, legumes e outros alimentos.

Segundo especialistas

De acordo com profissionais da área da saúde, os resultados negativos não levam muito tempo para surgirem após o grande consumo precoce de açúcares. No momento, é muito comum encontrar crianças com as mesmas doenças crônicas de um adulto.

Entre essas doenças estão a diabetes, hipertensão e obesidade, que são as doenças mais frequentes associadas a esse tipo de alimentação. Além dos danos ao organismo, o desenvolvimento físico e mental também é afetado, fazendo com que a criança acabe se tornando vulnerável a doenças mentais como a depressão.

Segundo pesquisas feitas pela Atlas Mundial da Obesidade, o Brasil no ano de 2030 está propenso a chegar na quinta posição do ranking com o maior número de crianças e adolescente com obesidade do mundo.

Foto destaque: Bebê comendo chocolate. Foto: Reprodução/Luciana Crosara

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile