Entenda porque a hidratação do ser humano não depende apenas da água

2 min de leitura

Beber água traz diversos benefícios aos seres humanos, ajudando na regularização de quase todas as funções do nosso corpo. Ela interfere na digestão, absorção e transporte de nutrientes, filtra as toxinas, facilita o processo de excreção do corpo, auxilia no emagrecimento, combate acnes, celulites e estrias. Mas, mesmo depois de beber litros de água, algumas pessoas não se sentem saciadas. Isso acontece porque até a água necessita de ajuda para fazer um processo de hidratação completo.

Origem da vida

A água é o elemento principal para a saúde de praticamente todos os seres vivos do planeta Terra. Os seres humanos não seriam diferentes; enquanto conseguimos viver semanas sem nenhum tipo de comida, não é possível sobreviver mais de quatro dias sem a ingestão de água. Ela é responsável por manter o corpo sempre em ordem, auxiliando até no controle de temperatura.

Os especialistas sugerem que o mínimo para manter uma vida saudável seria dois litros de água por dia; no entanto, isso varia de pessoa para pessoa. Alguém com a saúde afetada nos rins, tireoide e outras partes do corpo necessita de mais água, e com o envelhecimento, o nível de sede tende a diminuir.


O consumo de frutas também é essencial para uma boa hidratação. (Foto: reprodução/pexels/@anna-nekrashevich)


Também precisa de acompanhamentos

Como toda boa comida, a água também necessita de outros elementos para que o ser humano consiga ter uma hidratação adequada e funcional. Por exemplo, em casos de indivíduos que fazem atividade física ou suam muito, a reposição de eletrólitos, sódio, magnésio e potássio é essencial. Sem a devida dose desses elementos, a alta ingestão de água pode diluí-los e acabar atrapalhando a hidratação.

Uma dieta repleta de frutas e vegetais também é necessária para manter uma boa hidratação, pois a grande maioria desses alimentos contém água, o que acaba se tornando uma “via de mão dupla” para o corpo humano.

 

Foto destaque: Água sozinha não garante hidratação completa. (Reprodução/pexels/@mikhail-nilov)

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atualmente cursando o 4° período.
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile