Envelhecimento em camundongos consegue ser revertido por cientistas

3 min de leitura

O biólogo molecular David Sinclair notou em seu laboratório na escola de medicina de Harvard que ratos idosos estão crescendo jovens novamente, Sinclair e sua equipe usaram células velhas em camundongos para versões anteriores, e usaram também proteínas que conseguem transformar células adultas em células-tronco, com esses avanços camundongos idosos e com deficiência visual conseguiram enxergar novamente. 

Sinclair passou os últimos 20 anos estudando como conseguir reverter os estragos do tempo nas pessoas, o biólogo acha que a redefinição permanente é um processo universal que pode ser aplicado no corpo todo para redefinir a nossa idade. O biólogo disse em um evento chamado de Life Itself, que se conseguir reverter o envelhecimento, é possível que doenças como, câncer, doenças cardíacas e Alzheimer, não devam acontecer mais, de acordo com Sinclair o mundo da medicina têm todos as tecnologias possíveis. 

Sinclair está tratando o envelhecimento como uma doença, que como disse Sinclair: “A maioria das doenças é o próprio envelhecimento´´, ele ressalta: ´´ Sabemos que quando revertemos a idade de um órgão como um cérebro de um camundongo, as doenças do envelhecimento desaparecem. A memória volta, não há mais demência”. 


                                           

Foto: Shinya Yamanaka. (Reprodução/Rubestein/Creative Commons)


O pesquisador japonês Shinya Yamanaka reprogramou células da pele humana adulta para se comportar como célula-tronco embrionárias. E isso foi o inverso do que fez Sinclair quando o biólogo fez a experiência com dois ratos irmãos, um se parecia jovem e o outro fraco e velho, Sinclair pegou um rato e alterou os genes dele para envelhecer mais rápido. 

Essa experiência é bem parecida com o filme “Benjamin Button”, no filme interpretado por Brad Pritt, Button nasce com uma aparência bem velha e com o passar do tempo ele vai ficando “mais novo”, porém, quanto mais novo ele fica mais perto da morte ele está. 

O retardamento do envelhecimento humano ainda é algo que não está próximo de nós, a mesma intervenção que fizeram nos ratos, será feita nos humanos, porém, levarão anos até que os testes sejam concluídos. Ainda que não seja possível retardarmos o envelhecimento através de experiências, podemos retardar o processo de envelhecimento de forma natural, melhorando a alimentação e o nosso horário biológico.  

 

Foto destaque: Camundongo. Reprodução/Petz

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile