INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Especialistas alertam sobre cuidados com a saúde em dia de jogos decisivos

Com o avanço do Brasil na Copa do Mundo no Qatar, os médicos fazem alertas sobre o efeito da Copa do Mundo em torcedores mais empolgados, tensos e ansiosos. Em um dia de jogo da seleção brasileira é importante prestar atenção nas alterações que podem acontecer com o corpo avisando que algo está errado.

Segundo o médico Guilherme Costa, diretor técnico do Hospital São Francisco na Providência de Deus, no Rio de Janeiro, quanto maior o envolvimento do torcedor, maior é o efeito psicofisiológico para o corpo, princípio conhecido como estresse. “A ansiedade e a excitação são alguns dos sintomas relacionados á descarga de adrenalina e cortisol, os hormônios do estresse, que agem na redistribuição do sangue, privilegiando os grandes grupamentos musculares em detrimento de músculos menores e órgãos menos essenciais”, declarou o médico.


Torcedores apreensivos. (Foto: Reprodução/Instagram)


Sintomas como inquietação, tremores, extremidades frias, aceleração dos batimentos cardíacos, palpitações, dilatação das pupilas, aumento do suor, boca seca, sensação de falta de ar, aumento dos níveis de açúcar no sangue, digestão mais lenta, aumento do risco de infarto entre outros, são comuns em pessoas com alto nível de estresse. Pacientes que possui alguma comorbidade e que tratam de alguma doença, principalmente cardíaca devem prestar atenção nesses sintomas.

A cardiologista Marina da Costa Carvalheira, do Hospital São Vicente de Paulo, no Rio de Janeiro, explica que sintomas como dor no peito em aperto, associada a náuseas, vômitos, sensação de desmaio e falta de ar deve ser avaliados no hospital. “No momento de ansiedade existe uma ativação intensa de alguns hormônios, como adrenalina e o cortisol. Esses hormônios tem impacto direto no aumento da pressão arterial, taquicardia, sudorese e boca seca. Em um jogo decisivo, o coração é o órgão mais afetado. Assim, sintomas como palpitações, tremores, sudorese, náuseas, sensação de desmaio e até mesmo a falta de ar podem acontecer”, detalha a cardiologista.

Segundo o diretor do hospital, existem estudos que comprovam, o aumento de caso de infartos em dia de jogos decisivos. Portanto, ele alerta a necessidade de cuidar da saúde, ter uma rotina de exercícios físicos, dormir bem, ter alimentação adequada, não abusar do álcool e para quem toma medicamos, fazer a utilização de forma correta e beber bastante água.

 

Foto Destaque: Torcedor apreensivo. Reprodução/Instagram

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...