O estado de São Paulo voltou a registrar, no último domingo (1), alta nos números de morte causadas pela Covid-19. A média móvel de mortes registrada no domingo foi de 31 por dia, o que significa um aumento de 61% em relação à média móvel registradas há 14 dias, o que indica uma tendência de alta.
Mesmo com os valores voltando a subir, as mortes no estado ainda seguem no patamar mais baixo registrado desde o início da pandemia, em março de 2020, isso sem contar os períodos em que houve falhas na divulgação dos dados diários. Em seu pior momento na pandemia, o estado de São Paulo chegou a registrar mais de 800 mortes diárias.
Segundo infectologista do Instituto Emílio Ribas, maioria dos casos graves que aparecem são de pessoas que não se vacinaram (Foto:Reprodução/BlogVidaSaudável)
Segundo o infectologista Jamal Suleiman, do Instituto Emílio Ribas, a maioria dos casos graves atendidos atualmente pelo instituto são de pessoas que não tomaram nenhuma dose da vacina contra a Covid ou que não completaram todo o esquema vacinal contra a doença.
Dados da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, 87% da população do estado tomou as duas doses da vacina, isso inclui as vacinas de dose única. Porém os dados também mostram que apenas 70% da população elegível retornou aos postos para tomar a dose de reforço.
Essa alta nos índices de mortes causadas pela Covid no estado de São Paulo coincide com o aumento da média móvel de mortes em todo o Brasil. O país chegou ao quinto dia consecutivo com a média móvel de mortes acima da marca das 100 mortes diárias, e os dados mostram que a alta nos números de mortes ocorre pelo quarto dia consecutivo. A média de casos registrados no país também segue uma tendência de alta nos últimos 4 dias.
Foto destaque: Coronavírus Reprodução/UNnews