Estudiosos afirmam que a limpeza semanal dos colchões melhora a qualidade do sono

3 min de leitura

Um dos objetos que mais acolhe as pessoas, com toda a certeza é o seu colchão, por isso seu dono precisa ter um cuidado necessário. O ponto que mais deixa as pessoas em alerta é que os humanos passam mais de um terço da vida deitados. Portanto, cuidar do colchão antes de ser futilidade, é importante para a saúde.

Deixar os lençóis sem trocá-los por muito tempo, só faz com que o terreno fértil para bactérias, maus odores e outros problemas aumente. Por isso, a Sleep Foundation, organização que estuda a qualidade do sono, recomenda que a troca do lençol seja feita de forma semanal.


Cama desarrumada/ (Foto Reprodução: Portal Saúde no Ar)


Outra dica que deve começar a ser seguida é a lavagem de capas dos travesseiros, almofadas, cobertores, edredons e até dos travesseiros. A ideia é que eles sejam limpos com menos frequência do que os lençóis, mas mesmo assim, precisam de um “banho”.

Uma das recomendações dadas por especialistas nesta área é que a pessoa vire seu colchão pelo menos duas vezes ao ano. Para a Organização de Consumidores e Usuários (OCU) da Espanha, mesmo que o produto tenha um reforço em determinadas regiões, como na parte da cabeça ou dos pés, fazer o giro entre as pontas, já é um cuidado válido. Esta troca é recomendada quando o período de frio se intensificar ou quando houver um tempo de muito calor.


Cama arrumada/ (Foto Reprodução: Líder Interiores)


Na hora desta troca, uma boa ideia é fazer uma limpeza geral, ou seja, se puder aspirar a poeira e até fazer uma receita com bicarbonato de sódio, podem melhorar o aspecto do produto. Para especialistas, é importante também que o quarto especificamente embaixo da cama seja asprirado uma vez por semana.

Para aqueles colchões já manchados, existem certos truques que ajudam na hora de deixá-los como novos. O importante é lembrar que as manchas não podem ser molhadas excessivamente e o colchão não pode ser esfregado com muita força, pois ai ele será danificado, prejudicando a pessoa na hora do descanso. Os fabricantes também recomendam que a troca do produto seja feita entre 8 e 10 anos, ou quando ele não ajudar mais na hora do sono.

Foto Destaque: Jovem deitada na cama/ Reprodução: Higienização e Limpeza do Estofado

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile