Estudo aponta aumento de 79% em casos de câncer

Felipe Pirovani Por Felipe Pirovani
3 min de leitura

Em um estudo realizado por especialistas das universidades de Harvard, nos Estados Unidos; Edimburgo, na Escócia; Zhejiang, na China; Instituto Karolinska, na Suécia; e Imperial College London, na Inglaterra, foi apontado que os casos de câncer em pessoas de até 50 anos aumentaram em 79% de 1990 até 2019. O estudo foi publicado na Revista Médica Britânica de Oncologia nesta semana.

O estudo

Para fazer a análise, os cientistas utilizaram os números de mortes, incidência de novos casos da doença, fatores de risco e consequências para a saúde entre pessoas que ocupam a faixa etária de 14 a 49 anos. Os dados foram retirados de um estudo chamado Carga Global de Morbidade, um programa que conta com mais de 1800 colaboradores e contém informações de 29 tipos de câncer em mais de 120 países ao redor do mundo.

Os especialistas afirmam que já esperavam os resultados, pois havia evidências que indicavam o aumento de casos entre os mais jovens. Porém, esses estudos anteriores não eram realizados a nível global e não levavam em conta os fatores de risco.

A constatação de 1,82 milhões de casos em 2019, em comparação com os pouco mais de 1 milhão de ocorrências em 1990, indicando um aumento de 79%, assusta os especialistas. A taxa de morte também aumentou em torno de 28% em relação aos dados das três décadas anteriores. Em 2019, aproximadamente 1,1 milhão de pessoas com até 50 anos morreram por conta da doença.


A cada 100 mil habitantes no mundo 14 são diagnosticados com câncer de mama (Foto: Reprodução/Padrinan/Pexels)


O futuro

Os estudiosos afirmam que, analisando as tendências e o aumento dos números, a perspectiva é de que até 2030 os casos vão aumentar em 31%, e o número de mortes em 21%, tendo como principais vítimas as pessoas na faixa dos 40 anos de idade.

Os tipos de câncer que mais cresceram foram os de traqueia e os de próstata. No entanto, aquele que representa a maior parte dos casos é o câncer de mama. Em 2019, cerca de 0,014% da população mundial apresentava este tipo de tumor, e os que mais aumentaram na agressividade da doença são os de rins e ovários.

 

Foto destaque: Cientistas estimam que, em 7 anos, os casos de câncer em pessoas entre 14 e 49 anos vão aumentar em 30%. Reprodução/Edward-Jenner/Pexels

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atualmente cursando o 4° período.
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile