Estudo aponta que atividade física pode evitar depressão e ansiedade

3 min de leitura

Distúrbios emocionais são situações que as pessoas encaram como devastadoras. Atualmente no Brasil os números são alarmantes, aproximadamente são registrados cerca de 14 mil casos por ano, em media 38 pessoas por dia tiram sua própria vida. Dentre os transtornos que mais afetam a população estão à ansiedade e a depressão.


 

Foto: Mulher Praticando atividade física. (Reprodução/ Getty Images).


 É necessário entender a importância de se compreender a depressão e a ansiedade enquanto doenças, acreditando que prevenção e recuperação è possível.

Uma das terapias que vem sendo usadas para prevenção e controle desses distúrbios é a atividade física. Segundo estudiosos essa prática amenizaria possíveis comportamentos como: irritabilidade, pessimismo ou apatia contribuindo assim para um melhor bem estar físico, social e mental.

Um estudo realizado na Universidade de Glasgow, na Escócia, e publicado em um artigo na revista científica BMC Medicine, aponta que casos de ansiedade e depressão podem ser evitados com a prática regular de exercícios.  A pesquisa realizada ao longo de 7 anos por meio do método de rastreamento da pratica de atividades físicas, levou em consideração o grau de desempenho entre leve, moderado e vigoroso. Foram analisados dados de 37.327 voluntários com idades entre 37 a 73 anos, os testes foram feitos através do uso de um medidor de pulso. Ao final foi constatado que aqueles que praticaram exercícios com uma intensidade moderada como caminhada rápida, ciclismo e dança, teria uma redução de 41% do risco de desenvolver ansiedade e depressão no futuro. E se essa mesma pessoa dedicar 75 minutos por semana a exercícios vigorosos, como corrida e natação sua redução de risco seria de 56%. De acordo com os pesquisadores a prática de 75 a 150 minutos diária de atividade vigorosa por semana é bao forma de prevenir e combater a depressão. A atividade  constante tem efeitos benéficos na saúde em geral e,ao nível psicológico, reduzindo a ansiedade, melhorando a autoestima, autoconfiança, melhorando assim a cogniçao e diminuir o stress.

Foto destaque: Atividade física como terapia para ansiedade e depressão.  Reprodução/Istockphoto.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile