INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Estudo aponta que limoneno em frutas cítricas auxilia na redução do ganho de peso

Composto orgânico presente em frutas cítricas como limão e laranja, o limoneno foi recentemente apontado como uma substância capaz de reduzir o ganho de peso em estudos realizados no Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC), sediado na Universidade de São Paulo (USP). Os pesquisadores do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), identificaram ainda novas moléculas associadas ao composto que atuam no organismo. Publicado na revista científica “Metabolites“, o estudo coordenado por Jarlei Fiamoncini, professor do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, traz resultados promissores sobre o uso do limoneno no controle do peso. 

Os monoterpenos, classe de compostos orgânicos bioativos presentes no limoneno, têm diversos efeitos benéficos para a saúde humana, como ação antimicrobiana, antitumoral, cicatrizante, antioxidante e analgésica. No entanto, ainda são necessários estudos mais aprofundados para compreender seus mecanismos de ação no organismo. 


Suco de Laranja (Foto: reprodução/Shutterstuk)


Para testar o efeito do limoneno no ganho de peso, os pesquisadores realizaram experimentos com camundongos. Durante seis semanas, dois grupos de animais receberam diariamente uma ração com alta quantidade de gordura, o suficiente para que se tornassem obesos. Na ração, foram adicionadas diferentes doses de limoneno: um grupo recebeu doses baixas do composto, correspondentes a 0,1% da ração diária, e outro doses altas, equivalentes a 0,8% da ração diária. Para comparação, um terceiro grupo foi alimentado com a mesma ração gordurosa, mas sem o composto, enquanto um quarto grupo recebeu uma dieta isocalórica, moderada em gordura e carboidratos. 

Os resultados mostraram que os camundongos que receberam doses altas de limoneno ganharam menos peso do que os demais grupos. Além disso, os pesquisadores identificaram novas moléculas associadas ao composto que atuam no organismo, o que abre caminho para novas possibilidades terapêuticas no controle de peso e prevenção de doenças. 

O estudo destaca a importância da pesquisa em compostos bioativos presentes em alimentos naturais e o potencial dessas substâncias na prevenção e tratamento de doenças. O papel dos jornalistas na divulgação de descobertas científicas como esta é fundamental para disseminar informações precisas e relevantes para a sociedade, contribuindo para uma melhor compreensão dos avanços em saúde e bem-estar. 

 

Foto Destaque: montante de frutas cítricas. Reprodução/Vittia

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...