O hábito de fumar é muito comum entre a população mundial e tem reconhecimento como uma doença epidêmica que causa dependência física e psicológica. Além disso, faz com que a pessoa tenha comportamento parecido com usuários de outras drogas como álcool, cocaína e heroína, por conta da abstinência que o tabaco gera no corpo humano.
Essa prática possui muitos efeitos negativos aos corpo e gera o desenvolvimento de inúmeras doenças incluindo infarto, enfisema pulmonar, bronquite crônica, câncer de boca, câncer de esôfago, câncer nos testículos, câncer no pâncreas, tuberculose, impotência sexual, infertilidade feminina, menopausa precoce, trombose, catarata e osteoporose.
Homem ascendendo um cigarro (Foto: Reprodução/TJCC)
A revista científica “The Lancet” publicou um estudo apontando o tabagismo, o consumo de álcool e o acúmulo de massa corporal como fatores de risco para desenvolver câncer, sendo o tabagismo o principal fator. Casos da doença ligados a esses fatores foram responsáveis por praticamente 4,45 milhões de mortes no mundo em 2019. Totalizando 44,4% de todas as mortes por câncer naquele ano.
Esse estudo é uma revisão do estudo ‘Global Burden of Diseases, Injuries, and Risk Factors’ (Carga Global de Doenças, Lesões e Fatores de Risco), que inclui outros dados globais de saúde mais atualizados de 2019. Em geral, foram contabilizados 34 fatores de risco comportamentais, metabólicos, ambientais e ocupacionais que contribuíram para mortes e problemas de saúde por conta de 23 tipos de câncer.
De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Sendo 7 milhões dessas mortes devido ao uso direto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo (pessoas não fumantes, que convivem com fumante em diversos ambientes respirando a mesma substância tóxica que o fumante inala).
Crianças convivendo com parentes fumantes (Foto: Reprodução/iStock)
Os outro cinco fatores mais prejudicais e causadores de câncer de acordo com o estudo são:
• fumo,
• consumo de álcool,
• uso de drogas,
• dieta com baixo valor nutricional,
• sexo desprotegido.
Foto Destaque: Reprodução/Clínica Meitan