INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Estudo mostra benefícios do morango para a memória

Estudo mostra benefícios do morango para a memória

Um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, concluiu que o consumo diário de morango contém benefícios para reduzir o risco de demência e doenças neurodegenerativas.

Morango e os benefícios neurais

O estudo apontou que os antioxidantes presentes no morango, os chamados antocianinas, são capazes de combater os radicais livres presentes no corpo. 

As antocianinas podem cruzar a barreira hemato encefálica, o sistema neural e exercer efeitos úteis na prevenção e tratamento de doenças neurodegenerativas. Outro papel importante é na prevenção do infarto do miocárdio e doenças cardiovasculares, ajudando a diminuir o colesterol “ruim” (LDL).

Esse estudo é uma extensão de outro trabalho em que comprovou que o consumo diário de mirtilos pode reduzir as chances de desenvolver demência na idade avançada. “Tanto os morangos quanto os mirtilos contêm antioxidantes chamados antociaminas, que têm demonstrado uma variedade de benefícios à saúde, como melhorias metabólicas e cognitivas. Existem dados epidemiológicos que sugerem que as pessoas que consomem morangos ou mirtilos regularmente têm uma taxa mais lenta de declínio cognitivo com o envelhecimento” disse em comunicado, Robert Krikorian, professor do Departamento de Psiquiatria e Neurociência Comportamental da Universidade de Cincinnati.

Participaram do estudo, 30 pacientes com idades entre 50 e 65 anos, com excesso de peso e queixas de declínio cognitivo leve. Durante 12 semanas, os pacientes voluntários receberam um pacote para consumo diário de suplemento em pó para ser misturado com água e consumido no café da manhã. Metade dos participantes recebeu pós que continham o equivalente a uma xícara de morangos inteiros, enquanto a outra metade recebeu um placebo. Também foram monitorados o humor e a intensidade dos sintomas depressivos e os dados metabólicos. Os pacientes que receberam o suplemento à base de morango apresentou uma melhoria na memória e tiveram redução significativas dos sintomas depressivos. De acordo com o professor Krikorian, o tratamento com morango pode ter melhorado a função cognitiva ao reduzir a inflamação do cérebro.


Estudo mostra benefícios do morango para a memória

                                                                                Plantio de morangos (Foto: Reprodução/lageshoje.com.br)


Produção no Brasil

Além dos benefícios para a saúde, o morango também é importante para o setor agrícola brasileiro. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO), o Brasil é o principal produtor de morangos da América do Sul e o 8º do mundo. Em 2021, a produção do país foi de 197 mil toneladas, os estados que mais produziram foram Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina.

Foto destaque: Brasil é o 8º maior produtor de morangos do mundo (Reprodução/Francisco Lima/Embrapa)

Advertisement. Scroll to continue reading.
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...

Celebridades

Nesta quarta-feira (20), Nanda Costa compartilhou um vídeo em suas redes sociais dizendo que está se sentindo exausta e que a rotina das filhas...