Estudo revela que solidão e tristeza envelhecem mais rápido que o cigarro

2 min de leitura

A pesquisa feita pela Universidade de Stanford nos Estados Unidos em parceria com a Deep Longevity, uma empresa chinesa, revelou que ambas as emoções podem acelerar o relógio biológico em até um ano e oito meses. Seguindo a comparação, o tabagismo acelera o envelhecimento do fumante em um ano e três meses.

O estudo coletou dados de 12 mil adultos chineses, todos de meia-idade e cerca de um terço deles possuíam condições de saúde afetadas pelo o tabagismo, como doenças pulmonares, câncer e sobreviventes de acidentes vasculares cerebrais (AVC). Os participantes foram pareados por idade e sexo e tiveram seus resultados comparados para estabelecer quem estava envelhecendo mais rápido.

Ser do sexo masculino é uma predisposição para envelhecer mais rápido. Além disso, moradores de áreas rurais também sofrem do envelhecimento acelerado por conta de suas condições de trabalho e moradia, sem contar a falta de hospitais próximos à essas áreas.


Solidão e infelicidade envelhecem mais rápido que o tabagismo (Foto: Reprodução/Pexels)


A pesquisa também mostrou que os danos causados ao relógio biológico podem desenvolver outras condições clínicas, como Alzheimer, diabetes, doenças cardíacas e câncer. Especialistas afirmam que a infelicidade prejudica às células e órgãos vitais.

Como o estudo foi feito apenas em adultos, ainda não está claro se os resultados obtidos podem ser transferidos para pessoas mais jovens. Com a chegada da pandemia em 2020, o número de pessoas infelizes e solitárias aumentou drasticamente, levando muitas pessoas a desenvolverem quadros de ansiedade e depressão.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 322 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão. Nos Estados Unidos, um terço da população se considera muito solitária, enquanto 8% afirmam sofrer de depressão todos os anos. Já no Brasil, estima-se que 11 milhões de pessoas sofram da doença. A pesquisa feita pela Vigitel 2021 mostra que 11,3% dos brasileiros relataram terem sido diagnosticados com depressão. 

 

Foto em destaque: A solidão pode causar inúmeros problemas à saúde Reprodução/Pexels

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile