INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Estudo revela que ter animais de estimação pode melhorar o desenvolvimento infantil

Crianças que convivem com animais de estimação possuem uma maior imunidade e saúde física, o contato direto com os pets traz inúmeros benefícios sociais e psicológicos para os mais jovens.

Segundo o estudo da America Heart Association (Associação Norte Americana do Coração), um dos benefícios de se ter um pet quando criança, como cães e gatos, é a redução de diabetes e doenças cardíacas. A convivência com animais faz o tutor desenvolver hábitos mais saudáveis, como caminhar ao livre com o bichinho.

O convívio também é capaz de aumentar a imunidade da criança, idosos e pacientes oncológicos. Isso acontece devido aos microrganismos presentes dos animais, fazendo o corpo desenvolver tolerância em relação ao animal e ao ambiente.


Crianças que convivem com animais desenvolvem maior imunidade (Foto: Reprodução/Pexels)


Outro estudo, divulgado pelo Instituto de Ciências da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, aponta que 49% das crianças que não possuem contato com animais de estimação apresentavam problemas alérgicos ou respiratórios, diferentemente das que conviviam com pelo menos um pet, que não tinham sinais dessas condições.

Além da saúde física, um levantamento feito pela Plos One, da Public Library of Science, nos Estados Unidos, mostrou que o contato de crianças com cães diminui significativamente os níveis de estresse.

Os animais de estimação também podem fazer parte de tratamentos, conhecido como ‘’intervenções assistidas por animais’’, ou seja, o paciente usufrui do convívio com o pet como forma de contribuir para o processo. Geralmente, as raças usadas nesse tipo de tratamento são Golden Retriever e Labrador, ambos são conhecidos pelo convívio harmonioso com seres humanos.


Ter um pet ajuda na redução de estresse (Foto: Reprodução/Pexels)


A contribuição dos animais de estimação vai além da saúde psicológica e social, ajudando também no desenvolvimento de empatia e senso de responsabilidade, devido ao comprometimento de cuidar e promover o bem-estar do animal. Para os tímidos, os pets são capazes de faze-los socializarem mais.

Foto em destaque: Ter um animal de estimação ajuda no desenvolvimento infantil. Reprodução/Pexels

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *