INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Estudos aprovam o uso de canabidiol para tratamento de doenças mentais

Uma pesquisa realizada por estudiosos do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro e alguns órgãos da América Latina, demonstrou que aproximadamente 30 % dos pacientes que possuem diagnóstico de depressão têm algum tipo de resistência, ou seja, não apresentam melhoras com o tratamento convencional. Relacionado a ansiedade os números assustam ainda mais, cerca de 50 % das pessoas que apresentam ansiedade não obtêm boas respostas aos tratamentos.

Um estudo sobre canabidiol publicado, em agosto, pela revista The Journal of Clinical Psychiatry demonstrou que, tratamentos com o canabidiol (CBD) que é o componente extraído da planta Cannabis, pode diminuir em até 50 % a ansiedade em jovens.


Óleo de canabidiol. (Foto: Reprodução/Instagram)


A pesquisa foi realizada com 31 pessoas com a faixa etária entre 12 e 25 anos, todos os participantes já haviam realizado diversos tratamentos com o objetivo de frear o grau de ansiedade no organismo, porém ambos não apresentaram sucesso. Para esse perfil de paciente, a cannabis medicinal pode se tornar uma opção, pois possui perfil de baixo risco aos efeitos colaterais, com níveis de segurança e resultado significativos.

Na Cannect (maior ecossistema de cannabis medicinal da América Latina) acolhe aproximadamente 80 pacientes com ansiedade, 90 com insônia e 20 com depressão e essas pessoas fazem acompanhamento no programa Cannect Cuida. O programa é realizado por profissionais da saúde e de forma gratuita para quem adquire os produtos pelo marketplace.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite a importação de produtos derivados da cannabis, para uso em prol da própria saúde, porém com prescrição médica e com autorização para importação do produto pelo período de dois anos.

No país o canabidiol já tem sido utilizado em alguns casos no tratamento de epilepsias na infância e adolescência que não responderam as outras terapias disponíveis. Outros estudos tem sido realizado com o uso do canabidiol, como por exemplo, nos tratamentos de doenças como a de Parkinson e Alzheimer, porém até o momento não existe nenhuma comprovação científica que demonstre a eficácia no tratamento dessas patologias.

 

Foto Destaque: Canabidiol. Reprodução/Instagram

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × um =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...