EUA ampliam vacinação contra varíola dos macacos

3 min de leitura

As autoridades de saúde dos Estados Unidos encomendaram 56 mil novas doses da vacina contra a varíola dos macacos, o lote é cinco vezes maior do que distribuído atualmente no país. O investimento faz parte da estratégia de imunização em larga escala.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomendava a aplicação da vacina apenas em pessoas expostas ao vírus, porém, com o aumento dos casos no país, esse medida foi alterada.

Recomendamos agora que as vacinas sejam oferecidas a pessoas com exposição conhecida como à varíola que foram procuradas pela saúde pública, e também àquelas que estiveram expostas recentemente e ainda não foram identificadas por meios de casos ou rastreio de contatos’’, disse Rochelle Walensky, diretora do CDC.

Um dos alertas, por exemplo, incluem homens que fizeram sexo com outros homens e que tenham tido mais de um parceiro sexual nos locais com maior adesão do vírus. Segundo Walensky, desde maio de 2021 foram confirmados cerca de 4.700 casos da doença ao redor do mundo, sendo 306 só nos Estados Unidos.

David Boucher, funcionário do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, disse que o governo federal distribuiu 10 mil doses do imunizante e mais de 300 prescrições, somando-as a 56 mil doses da vacina Jynneos (duas doses) distribuídas nesta terça-feira (28).


Governo estadunidense irá reforçar a vacinação (Foto: James Gathany/CDC)


A vacina da Jynneos é aplicada duas vezes em um intervalo de 28 dias. Segundo autoridades, quem recebe a vacina tem uma proteção maior após duas semanas da segunda dose. Já foram encomendadas mais 260 mil doses e espera-se que, até o final do ano, esse número chegue a 1,6 milhões de vacinas disponíveis para a população.

Segundo analistas, o número verdadeiro de casos da varíola dos macacos nos Estados Unidos é impreciso, podendo ser muito maior do que os registrados oficialmente pelas autoridades de saúde. O CDC aumentou a testagem para 78 postos em 48 estados, aumentando a capacidade para realizar 10 mil testes semanais.

Foto Destaque: Reprodução/poder360

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile