Explante de silicone nos seios vira tendência

Afernandes Por Afernandes
3 min de leitura

O debate superaquecido conquistou a internet e se popularizou nos últimos meses nas redes sociais. A remoção da prótese de silicone, estar na moda. A verdade é que o assunto tornou se muito especulado quando algumas celebridades do meio artístico como Giovanna Antonelli, Carolina Dieckmann e Fiorella Mattheis, resolveram aderir a este procedimento de retirada das próteses mamarias.


 

Foto:  Retirada da prótese mamaria. Reprodução/ istockphoto.


A justificativa usada por elas é a de evitar futuros problemas de saúde relacionada ao material usado, e desconstruir a imposição de beleza entre as mulheres.

Entretanto, o que se nota é um movimento não de redenção, mas de rendição a um novo tipo estético visto como ideal que emerge em cena.  O que antes era visto como um sonho por muitas mulheres virou um incômodo. A retirada do material passa por motivos desde o amadurecimento a insatisfação como próprio corpo ou até aparecimento de sintomas.

 As consequências mais comuns e relatadas por algumas mulheres que decidem retirar a prótese são por motivos subjetivos, mas existem aquelas em que os impactos físicos e objetivos pesam muito na hora de optar pelo procedimento.

As complicações variam desde a ruptura do implante até sintomas como deformação mamaria, dor, seroma ou acumulo de líquido em volta da mama.

Um dos maiores debates é sobre a doença do silicone e a síndrome ASIA, pois muitas mulheres confundem achando que são a mesma coisa.  A diferença entre as duas é que a doença do silicone engloba complicações relacionadas ao implante. Enquanto a síndrome ASIA, o silicone atua como gatilho desenvolvendo sintomas semelhantes a doenças reumatológias e autoimunes como cansaço, perda de cabelo, boca e olhos secos, distúrbios do sono e principalmente dores articulares.

Para evitar situações como estas, é necessário antes de optar por um implante de silicone, verificar antecedente familiar relacionado a doenças autoimunes. Ficar atenta aos cuidados pós cirúrgicos. A procura pelo Explante de silicone vem crescendo no Brasil. De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, um pouco mais de 13 mil cirurgias de retirada de silicone foram realizadas, isso significa dizer que aproximadamente 71% das mulheres optaram pelo procedimento.

Foto destaque:  Remoção da prótese de silicone o que antes era visto como um sonho por muitas mulheres virou um incômodo.  REPRODUÇÃO/GETTY IMAGENS/Istockphoto.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile