INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Exposição excessiva a luminosidade pode causar danos a saúde ocular

Em um artigo publicado na revista científica Journal of medical Case Reports, na última terça-feira (9), pesquisadores do Hospital Universitário de Santiago de Compostela, na Espanha, descobriram que o simples fato de olhar para o sol diretamente, sem proteção, assim como o reflexo da luz solar em telas de celulares e tablets, podem ser maléficos para a saúde ocular.

O estudo levou em consideração dois casos de pacientes que passaram horas lendo em tablets e celulares, expostos ao reflexo da luz solar. No primeiro caso, o reflexo do celular danificou a retina da paciente, deixando perceptível um ponto cego permanente no centro do seu campo de visão, gerando um dano irreversível. No segundo caso também houve danos a retina, mas, dois meses depois, os danos foram revertidos, mesmo sem uso de medicamentos.


 

Mulher jovem realizando exame medico nos olhos (Reprodução: dmitrytph/freepik)


Segundo os pesquisadores, encarar o sol direta ou indiretamente (como, por exemplo, na areia da praia ou neve), e a exposição ampliada às telas de celulares e tablets pode ocasionar danos oculares como uma lesão da córnea (ceratite) ou da retina (maculopatia solar), que são inflamações do tecido transparente na parte frontal do olho.

Especialistas em saúde ocular sugerem que, quando qualquer indivíduo estiver exposto à luz do sol ou em um local onde a radiação solar está aumentada, ele deve  usar óculos de sol com filtro de proteção adequado. Este simples hábito contribui para diminuir o desconforto causado pelo excesso de luminosidade e, principalmente, ajuda bloqueando os raios UV.

Dentre alguns cuidados, se destacam:

• Visitar o oftalmologista regularmente

• Não usar qualquer colírio

• Evitar esfregar os olhos quando sentir coceira ou irritação

• Retirar a maquiagem

• Higienizar bem as lentes de contato

Ficar tempo demais olhando para qualquer tela luminosa pode causar cansaço nos olhos, além de deixar os olhos secos e irritados. O cuidado ocular deve receber atenção contínua, pois muitos problemas podem levar a cegueira.

 

Foto Destaque: Mulher usando celular ao por do sol . Reprodução/Freepik

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 3 =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.