INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Fibromialgia: entenda o que é e como tratar a doença

A Fibromialgia é uma doença reumatológica que atinge a musculatura causando dores crônicas pelo corpo. Como é uma síndrome, a dor está associada a outros sintomas, como por exemplo a fadiga e alterações do sono.  A Fibromialgia também causa uma série de distúrbios funcionais, como depressão, ansiedade e alterações no intestino.

Por ser uma doença silenciosa e por não apresentar alterações orgânicas, é associada muitas vezes a fatores psicológicos, embrora não deva ser vista apenas como esse transtorno. Muitos pacientes acometidos por essa patologia são mais sensíveis à dor e isso está relacionado diretamente ao centro de dor do sistema nervoso. 

De acordo com dados divulgados pela Sociedade Mineira de Reumatologia , essa síndrome atinge 5% da população mundial e costuma ser mais frequente em mulheres. O número de casos femininos chega a 90%. O diagnóstico é revelado na consulta médica, e tem como base o relato do paciente ao médico e exames físicos que vão comprovar o nível de gravidade da doença e o melhor tratamento. 

Como a Fibromialgia não tem cura, o tratamento tem como objetivo dar mais qualidade de vida ao paciente, aliviando os sintomas. Normalmente os médicos receitam relaxantes musculares e analgésicos e devem fazer um acompanhamento no paciente para ver a evolução do quadro clínico. 


Mulher com Fibromialgia. (Foto: Reprodução/Hospital Leforte)


Outras técnicas que podem ser aplicadas ao paciente para o seu bem-estar, inclui práticas de relaxamento, sessões de massagens e alguns exercícios físicos específicos. É importante também que um psiquiatra ou neurologista, acompanhe o tratamento para aliviar os sintomas psicológicos e esses profissionais podem receitar medicamentos para controlar a ansiedade, auxiliar no sono e até anti-depressivos.

Outro fator fundamental é que o paciente realize sessões de fisioterapia com frequência. A fisioterapia tem papel importante para aliviar os sintomas, oferecendo mais flexibilidade às articulações, oferece relaxamento muscular e naturalmente esse processo, alivia e reduz as dores. 

Foto destaque: Fibromialgia Reprodução/divulgaçao: victorbarbosa.com.br

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...