Governo de São Paulo confirma 5º caso de infecção pela variante Ômicron no estado

Wagner Edwards Por Wagner Edwards
3 min de leitura

A Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou no domingo de ontem (12) o quinto caso de infecção pela variante Ômicron no estado. A pessoa infectada é uma mulher de 40 anos, residente do município de Limeira (Centro-Leste paulista), que viajou em novembro para a África do Sul e França.

Este é o primeiro caso registrado no interior do estado, visto que os outros foram detectados na capital. Segundo uma investigação ainda em andamento, quatro das cinco infecções são de habitantes recém-chegados do exterior, e apenas uma não apresenta histórico de viagem para fora do país –– o que indica uma infecção por transmissão local e não estrangeira.

Ainda, o Ministério da Saúde informou no mesmo dia que o Brasil possui cerca de 11 casos confirmados de infecções pela cepa Ômicron, sendo cinco registros em SP e dois em cada um dos estados do Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Goiás.


Mulher preocupada com a transmissão do Coronavírus. (Foto: Reprodução/Engin Akyurt).


A mulher que testou positivo neste domingo em SP já possui o esquema vacinal completo e relata apenas sintomas brandos da doença, como dor de cabeça, tosse e secreção nasal. A Vigilância Municipal de Limeira a mantém sob monitoramento e em quarentena domiciliar sem qualquer contato com o filho e o marido –– os quais testaram negativo no exame PCR.

A paciente testou positivo para o Coronavírus na data de 3 de dezembro após realizar um teste de antígeno. A amostra do exame foi enviada para sequenciamento genético ao Instituto Adolfo Lutz, cujo resultado confirmou a presença da nova linhagem da doença.

Este resultado é considerado o quinto registro da cepa Ômicron em São Paulo, visto que a última havia sido feita no sábado (11) como o quarto caso até então. Todos os pacientes infectados estavam completamente imunizados e relataram sintomas leves, segundo veiculou o governo paulista.

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Omicron-variante-avanca-e-ja-acomete-57-paises

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/COVID-19-Nova-variante-omicron-pode-ser-resistente-aos-anticorpos-da-vacina

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/OMS-informa-a-chegada-da-variante-Omicron-a-23-paises-pelo-mundo


A Secretaria de Estado da Saúde afirmou que mantém o monitoramento do cenário da epidemia em toda a extensão do estado de SP por meio do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE).

 

Foto de destaque: Reprodução/Exame.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile