Gripe aviária: aves marinhas aparecem mortas na costa do Canadá

Grasiele Gomes Por Grasiele Gomes
3 min de leitura

Um alerta de possível surto de gripe aviária no Canadá foi ascendido na última semana, após o aparecimento de milhares de carcaças de aves marinhas, na costa leste do país. Inicialmente, foi descoberto que as aves morreram de gripe aviária.

A gripe aviária é doença que ataca aves e é provocada pelo vírus influenza A. Geralmente, a doença não é transmitida de uma pessoa para outra e sim após o consumo de carnes contaminadas ou após o contato com aves contaminadas.

As espécies de aves que foram identificadas na região foram: corvos comuns e americanos, gaivotas de arenque e da Islândia. Desde maio desse ano, a Agência Canadense de Inspeção de Alimentos confirmou 13 casos positivos de gripe aviária, na província. O governo canadense, por meio do departamento de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, estão investigando esses casos a fim de confirmar se as mortes ocorreram realmente devido a gripe aviária.

O vírus da gripe aviária tem alto grau de mortalidade e é considerado uma ameaça para o setor avícola. De acordo com a organização Mundial da Saúde Animal (OIE), o último surto de gripe foi registrado na União Europeia, afetando todos os países, em setembro de 2021 até março de 2022. O surto foi causado após a migração de aves selvagens, somente as regiões de Chipre e Malta não foram afetadas. Diante dessa realidade, a França foi obrigada a abater 4 milhões de aves. Já no final do período do surto, o abatimento chegou a 12 milhões de aves.


 

Abatimento de milhares de aves na França (Foto: Reprodução/CNN Brasil)


O vírus da gripe aviária também se espalha na ilha de Vancouver, segundo a British Columbia Society for the Prevention of Cruelty to Animals e contamina outros pássaros como águias, garças azuis, gansos, patos e grandes corujas.

Todos os dias recebo telefonemas dizendo que 10 estão mortos, os centros de vida selvagem no país geralmente optam por salvar os moribundos, pois os mortos são recolhidos pela cidade”, informou Elizabeth Melnick, do Elizabeth’s Wildlife Center, BC.

O grande temor das entidades sanitárias locais é que a doença avance pelo país, pois ela é facilmente disseminada entre aves selvagens e consequentemente pode infectar aves domésticas.

Foto destaque: morte de aves na costa do Canadá. Reprodução/XL Semanal.

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile