O Sistema Único de Saúde(SUS) receberá do Ministério da Saúde três medicamentos para ajudar no tratamento de pessoas com HIV. As novas fórmulas que irão fazer parte da lista do SUS serão: Darunavir 800 mg,o Dolutenfravir 5 mg e o Raltegravir 100 mg (granulado). O comunicado da inclusão desses medicamentos foi feito pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde diretamente no Diário Oficial da União que incluiu as medicações,sendo assim o novo tratamento irá beneficiar cerca de 60 mil pessoas em todo Brasil.
O Tratamento será recomendado para ajudar a fortalecer o sistema imunológico, com o uso dos antirretrovirais irá ajudar a melhorar e prolongar a qualidade de vida das pessoas que apresentarem o laudo.
Medicamento Darunavir para tratamento HIV. (Foto: reprodução/Pharmaphto)
Conheça os Medicamentos:
O Darunavir 800 mg é indicado para pacientes com o HIV, que com “falha virológica” (volta a apresentar níveis detectáveis de HIV no sangue) desde que o organismo não ofereça resistência ao medicamento.
O Dolutegravir tem 5 mg, o tratamento indicado como complemento ou pode ser trocado para crianças ( dois meses a seis anos) , o medicamento será por meio de comprimidos.
O medicamento Raltegravir (granulado) 100 mg, será indicado para casos de transmissão vertical (criança infectada durante gravidez ou amamentação) irão receber o medicamento sendo assim será classificado se estão altos ou baixos de acordo com normas e diretrizes indicadas pelo Ministério da Saúde.
A especialista Beatriz Kamienski do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde explica detalhes sobre ass novas medicações:“A inclusão de novos medicamentos tem como fim a melhoria e ampliar os antirretrovirais e oferecer para as pessoas com HIV, fórmulas mais adequadas para as crianças, sendo mais fortes e com menos toxicidade, a melhoria dos medicamentos é para fim de melhorar a qualidade de vida dos portadores de HIV”. De acordo com as publicações o Ministério terá 180 dias para deixar os medicamentos disponíveis para a população brasileira.
Foto destaque: Novos medicamentos para pacientes com HIV irá melhorar qualidade de vida de adultos e crianças. (Reprodução/Agencia Aids- Uol)