INCA alerta para o aumento de casos de câncer de fígado e pâncreas no Brasil

Afernandes Por Afernandes
3 min de leitura

Um documento divulgado nesta quarta-feira (23), pelo Instituto Nacional de câncer (INCA), do Ministério da Saúde, alerta para um aumento considerável de novos casos de câncer no Brasil.


 

Foto: Homem  com câncer de fígado. Reprodução/ istockphoto.


 O documento aponta uma estimativa prevista entre 2023 a 2025 de aproximadamente 704 mil novos casos da doença a cada novo ano.  E que 70% dos casos estarão concentrados nas regiões sul e sudeste. Com incidência para 21 tipos de câncer, entre eles estão cânceres de próstata, de mama feminina, colo, reto, fígado e pâncreas.

Conforme o INCA, o crescimento se dar devido ao envelhecimento da população e também a fatores de riscos específicos como estilo de vida e tumores.

 E que os cânceres de pâncreas e fígado, foram incluídos devido a sua relevância como um problema de saúde pública no país.

Marina Cancela, pesquisadora da coordenação de Prevenção e Vigilância do INCA (comprev), afirma que “O câncer de fígado aparece entre os dez mais incidentes na região norte, estando relacionado a infecções hepáticas e doenças hepáticas crônicas. O câncer de pâncreas está entre os dez mais incidentes na região sul, sendo seus principais fatores de risco a obesidade e o tabagismo”

 De acordo com a pesquisadora, a equipe decidiu incluir estes cânceres por ser um problema de saúde pública nessas regiões brasileiras levando em consideração estimativa mundiais. A especialista ainda destaca que a doença esta estritamente relacionada à condição socioeconômica, ou seja, quanto mais se desenvolve a população, mas cresce a expectativa de vida aumentando assim o número de casos de câncer ligados ao envelhecimento, á industrialização, á urbanização como o câncer de mama e o de próstata. E onde a população tem o menor índice de desenvolvimento, os cânceres mais frequentes são os de colo do útero, estomago e fígado. E que as desigualdades sociodemográficas e culturais refletem nas diferenças dos tipos de cânceres.

 

Foto destaque: Instituto Nacional de câncer (INCA), do Ministério da Saúde, alerta para um aumento de câncer de fígado e pâncreas.    REPRODUÇÃO/Istockphoto.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile