Pode até parecer que você está bem, mas se o ambiente for tóxico, você está cercado de nagatividade. É por isso é necessário ter um espaço seguro, para se sentir-se confortável e ficar sozinho por alguns instantes. Pois um lugar assim é muito útil quando você ter paz e refletir sobre sua ocupação, o propósito na vida e local de trabalho.
Estudos revelam que ambiente ruim pode levar a estresse, esgotamento, depressão e até mesmo ansiedade entre funcionários.
Segundo a Dra. Kristen Fuller “É qualquer local de trabalho que deixa você desconfortável”. “Qualquer coisa que faça você sentir que não pode pedir as coisas de que precisa e que não é apoiado”. Um local de trabalho tóxico pode ser um ambiente onde um funcionário “pode se sentir preso”.
“Muitas vezes, com um local de trabalho tóxico, as pessoas não têm oportunidades de avançar”, disse ela. “Ser preterido em promoções ou não ter mobilidade também pode afetar o moral do local de trabalho, sabendo que não importa o quanto você trabalhe, não há promoção que você possa ganhar.”
Um sinal revelador de um ambiente de trabalho tóxico é quando os supervisores “microgerenciam” os funcionários, disse Powell. Quando um gerente observa os funcionários de perto, verificando constantemente cada pequena tarefa, os funcionários podem sentir que a empresa não confia neles.
Além disso, o mal-estar dos funcionários pode se espalhar para outros funcionários e reduzir a qualidade do trabalho prestado.
Ter um abiente tranquilo é importante para a saúde mental. Foto destaque: Reprodução/me office / Yasmina H / Unsplash
De acordo com pesquisas , chefes e funcionários devem se preocupar com a qualidade do ambiente de trabalho. Um estudo de 2020 publicado no International Journal of Research and Public Health determinou que um local de trabalho tóxico “pode ser prejudicial e levar a estresse, esgotamento, depressão e ansiedade entre trabalhadores”.
O estudo também revelou que o bem-estar dos funcionários também trás um aumento do desempenho no trabalho, e um local de trabalho que apoia ativamente os funcionários “traz sustentabilidade ao desempenho organizacional”.
“Muitas vezes, os funcionários podem trazer esse estresse para suas famílias, e é algo que afeta sua vida cotidiana, mesmo quando não estão no trabalho”, disse Powell.
Além da piora da saúde mental e dos relacionamentos tensos, os funcionários também podem recorrer a drogas ou álcool para lidar com o estresse, disse a Dra. Kristen Fuller, revisora médica especializada em saúde mental e dependência com formação em medicina familiar.
Foto destaque: Reprodução/Site Metrópole